Quantos dias Pós-parto pode fazer sobrancelha?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

Para evitar possíveis infecções e lesões, espere um período de 40 a 60 dias após o parto para realizar a depilação com cera.

O puerpério, também conhecido como resguardo ou quarentena, consiste em um período que dura entre 45 e 60 dias, contados após o nascimento do bebê. Nessa fase, as taxas hormonais sofrem consideráveis quedas e os órgãos restituem suas características de não-gravidez.

Na amamentação, a mulher pode fazer as unhas, o esmalte não faz mal para o bebê.

Se está amamentando espera mais um pouquinho, no mínimo três meses, tanto para realizar a micropigmentação de sobrancelhas, quanto a micropigmentação labial. Pois após o terceiro mês o bebê já está seguro, já passou o período de risco e também o hormônio da mamãe já está voltando ao normal.

Parto normal - Exercícios pesados, como corridas, são proibidos nos primeiros 45 dias, porque o esforço pode atrapalhar o processo de recuperação. Caminhadas leves, de 20 a 30 minutos, podem ser feitas após o primeiro mês. Esse tempo é variável e depende do condicionamento físico da mulher antes de engravidar.

Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito. A mulher não terá nenhum prejuízo para sua saúde realizando esse cuidado de higiene pessoal, inclusive, pode lavar a cabeça logo após o parto.

Usando a mesma lógica, outro cuidado valorizado é a não exposição à friagem. O fato de não poder expor-se às correntes de ar frio, denominada pelas mulheres de "friagem", não lavar a cabeça, não andar de pés descalços, não molhar os pés, não sair no sol e nem ficar no sereno.

Não importa se é normal ou cesárea: o período depois requer cuidados especiais. Nos 40 dias após o nascimento do bebê, a chamada quarentena, o útero precisa se recuperar. Essa fase também é comumente conhecida como resguardo1.

É muito comum ouvirmos falar que não se deve pintar o cabelo durante o período de amamentação, mas na realidade isso é permitido, desde que seja feito com muito cuidado. É possível pintar os cabelos, desde que não sejam utilizadas tintas que contenham chumbo ou amônia em sua composição.

Apenas aconselha-se evitar repetidas puxadas da pele. Então é isso, se você não quer parecer uma selva fechada durante o parto, o mínimo a se fazer é aparar bem curtinho os pelos, porém a escolha é sua (menos nos casos de cesariana onde a depilação é necessária). Porém a depilação total é opcional.

Recomenda-se, para maior segurança, a preferência por produtos que não contenham amônia e nem chumbo. Com base nas condições citadas acima, os dermatologistas recomendam os shampoos tonalizantes ou produtos à base de henna para mulheres em período de amamentação.

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.

A técnica de extensão de cílios volume brasileiro é contraindicada para gestantes, lactantes e pessoas que possuem alergia à cianoacrilato, conhecido popularmente por cola. Mas lembre-se, em caso de dúvidas procure sempre o seu ginecologista.

“Recomenda-se evitar o uso de cosméticos ou dermocosméticos compostos por ácidos, hidroquinona, uréia, tretinoína, adapaleno e isotretinoína, assim como protetores solares com metoxicinamato de octila e oxibenzona, pois esse componente pode ser prejudicial por ser capaz de penetrar profundamente na pele”, explica ...

Durante o resguardo há a recuperação dos órgãos genitais femininos. É nesse período que ocorrem os lóquios. Essa secreção é rica em proteínas e altera o PH vaginal. A quebra de resguardo pode incidir no risco de infecção vaginal e uterina para a mulher e, para o homem, aumenta o risco de infecção prostática.

Fluxo menstrual intenso após o parto
As perdas no pós-parto imediato duram, habitualmente, entre 8 e 15 dias e vão diminuindo a cada dia que passa. Ainda assim, perdas escuras e ligeiras (lóquios) podem durar até 6 semanas. Se as perdas continuarem a ser tão fortes como nos primeiros dias, convém ires ao ginecologista.