Quantos dias pode sair com o RN?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Com quanto tempo o bebê pode sair de casa? Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves.

É conhecido popularmente como tétano umbilical e “mal de sete dias”. O agente etiológico é o Clostridium tetani, bacilo gram-positivo, anaeróbico e esporulado produtor de várias toxinas, sendo a tetanopasmina a responsável pelo quadro de contratura muscular.

As principais recomendações são: evitar que o bebê durma de bruços; garantir que cobertores não cubram nem a boca nem o nariz dele; e optar por roupas quentes para agasalhá-lo. Protetores de berço, almofadas e bichos de pelúcia não devem ficar no berço do recém-nascido.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

A médica menciona que o cérebro da criança é muito bem protegido pela moleira. Dessa forma, você pode passar a mão pela região, lavar a cabeça do bebê e até fazer carinhos delicados sem grandes preocupações, pois essa região é sim sensível, mas não precisamos nos preocupar em excesso.

A vacina é aplicada entre o quarto e o décimo dia de vida do bebê. Normalmente, é aplicada no braço direito, o que ocasiona a formação de uma cicatriz. Quer saber mais informações sobre vacinas e a saúde dos bebês? Não hesite em verificar os outros artigos do site.

15 dias

Depois que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado pois não tem mais função. O coto que fica ligado à barriga do recém-nascido resseca e cai de 7 a 15 dias depois do parto.

A cor vermelha é bastante escolhida pelas mamães por esta tonalidade simbolizar a proteção e boas energias para o recém-nascido. O vermelho também significa saúde, felicidade e afasta todo o mau-olhado do bebê.

- Enterrar o umbigo de recém nascido debaixo do cocho para dar sorte. Idem, debaixo da porteira para ser fazendeiro.

Bem, os primeiros 7 dias de vida do bebê é um momento de adaptação e ajuste na amamentação. O que pode acontecer é que a amamentação ainda não está eficaz. O bebê muito provavelmente não está conseguindo extrair o leite de forma adequada. Com isso, não há eliminação do mecônio (fezes).

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

Primeiro mês de vida
Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira. Entender, aprender, compreender e ainda aproveitar essa fase se torna algo bem complexo e novo.

A voz da mãe é reconhecida interna e externamente. As cordas vocais da mãe vibram e dentro da barriga o bebê já escuta dessa forma, bem como o som que ela vocaliza externamente. Facilitando o reconhecimento assim que nasce.

A medida deve ser tomada porque um bebê não tem o mesmo controle térmico de um adulto, ou seja, ele sofre mais facilmente com temperaturas extremas. Esse é o principal motivo para que eles fiquem sempre bem agasalhados no frio e não tenham a ventilação do ambiente direto em seus corpinhos.

A moleira do bebê é uma parte sensível, e esses acessórios não podem apertar essa região.

Até quando o bebê tem que usar meias? Até aprender a engatinhar e andar. O uso das meias é dispensável entre 10 e 18 meses, afinal os pezinhos precisam de liberdade para desenvolver a habilidade psicomotora e sensorial. Por enquanto, deixe as meias nos pés.

Vacina BCG
Essa vacina normalmente é aplicada na via intradérmica, ainda na maternidade, deixando aquela conhecida cicatriz no braço direito, que pode formar-se até os 6 meses. “Ela deve ser administrada o mais precocemente possível, de preferência na maternidade ou no primeiro mês de vida.”, destacou o médico.

Eventos adversos possíveis: úlceras com mais de 1 cm ou que demoram muito a cicatrizar; gânglios ou abscessos na pele e nas axilas; disseminação do bacilo da vacina pelo corpo, causando lesões em diferentes órgãos. Segundo o Ministério da Saúde (MS), os gânglios surgem em cerca de 10% dos vacinados.

A fralda pode cobrir o umbigo e o uso de faixas ou bandagens no local não é recomendado. Às vezes, podemos observar um pouco de sangramento sujando a fralda, mas não se preocupe, isso é normal.