Quantos dias pode durar um sangramento de escape?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Esse sangramento geralmente dura apenas um ou dois dias e ocorre aproximadamente uma semana após a ovulação, a qual acontece cerca de duas semanas antes do período menstrual. Passar por outros sangramentos durante a gravidez também é algo comum.

Antes de mais nada, é preciso diferenciar a menstruação do sangramento de escape. Para isso, deve-se observar o dia em que o sangramento apareceu, o aspecto desse fluxo, como intensidade e volume, e a presença de outros sintomas (dor ou febre, por exemplo).

Sangramento vaginal fora do período menstrual podem ocorrer por vários motivos: desde uma simples troca de anticoncepcional, passando por lesões no colo do útero, até razões mais sérias, como um câncer.

Na maioria dos casos, o sangramento de escape é um sinal normal de implantação, mas qualquer sangramento deve ser verificado se você estiver preocupada, porque ainda pode ser um sintoma de aborto espontâneo ou gravidez ectópica. O sangramento da implantação, geralmente, não é nada para se preocupar.

Esse sintoma pode se manifestar entre a 5ª e 8ª semana de gestação devido às alterações hormonais que começam a ocorrer no corpo. O sangramento de escape na gravidez pode significar complicações graves, como gravidez ectópica ou aborto espontâneo. Por isso, nesses casos, busque ajuda médica.

Apesar de as causas do escape menstrual nem sempre serem conhecidas, esse fenômeno pode estar associado a diversas condições, entre elas: gravidez ectópica, aborto, anomalias uterinas, uso de medicamentos (principalmente os contraceptivos contínuos) e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a clamídia³.

Como parar o sangramento de escape? Escapes menstruais geralmente desaparecem sozinhos. Quando prolongados, seu médico pode receitar uma mudança de anticoncepcional. Nunca deixe de investigar qualquer alteração no funcionamento de seu corpo, especialmente um escape menstrual.

"Geralmente, esse sangramento atípico vem acompanhado de cólicas e pode indicar um mioma ou pólipo benigno, que são tratáveis. Se o sangue estiver relacionado a uma alteração hormonal, a paciente pode fazer o uso de medicamentos específicos", diz.

Com a nidação, ocorre uma pequena descamação da camada endometrial, resultando em um corrimento que pode ser amarronzado ou rosado, em algumas mulheres.

A troca ou o recomeço do uso do anticoncepcional pode causar sangramento vaginal parecido com uma menstruação, porém mais leve, pois o corpo está se adaptando aos níveis hormonais do contraceptivo. Neste caso, a mulher usa um absorvente por dia. Cerca de três meses depois, o sangramento tende a parar.

A diferença está, principalmente, no tempo de ocorrência. Enquanto o ciclo menstrual dura entre 5 e 7 dias, a nidação acontece por no máximo três dias. Vale lembrar que o corrimento de nidação não tem um fluxo específico, ele acontece de forma natural.

O escape pode ser um sintoma de gravidez ectópica (3). Este é um tipo de gravidez que está crescendo em outro lugar que não o útero, geralmente nas trompas de Falópio. O sangramento na gravidez ectópica pode estar associado a outros sintomas, incluindo dor abdominal lateral, dor no ombro e/ou tontura.

A perda de sangue durante o sangramento de implantação costuma ser leve, frequentemente rosado. Depois de estar deitada por um tempo ou ao se levantar pela manhã, o sangue pode ter uma coloração marrom. Isso ocorre porque ele esteve no colo uterino ou na vagina por algumas horas.

O corrimento marrom pode ser indicativo de gravidez, mas as mulheres devem ficar atentas às particularidades desse sinal e não o confundir com outros tipos de secreção vaginal. Quando ocorre fora do período menstrual, o corrimento marrom pode ser um sinal de gravidez.

Primeiro trimestre
Esse é o período em que os sangramentos são mais normais. Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.

O sangramento de escape costuma durar pouco tempo, cerca de 1 a 2 dias. Além disso, geralmente ele vai embora por conta própria, sem que você precise fazer nada. Mas caso o sangramento persista ou aconteça todo mês vale investigar com a sua médica qual a possível causa para isso.

O sangue que pode descer nesse período tem aspecto diferente do de uma menstruação de verdade. Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom.

O sangramento de escape que ocorre alguns dias antes do início da menstruação, no final da fase lútea, pode indicar níveis baixos de progesterona (especialmente se a fase lútea for anormalmente curta) (13), mas é necessária mais pesquisa científica.