Quantos dias para voltar a mastigar depois da cirurgia ortognática?

Perguntado por: amaldonado7 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Apenas devendo a voltar a mastigar alimentos duros com 60 dias. Nas primeiras 48h além de pastosa, a alimentação deve ser fria ou gelada. Para ter a certeza de uma boa ingestão alimentar, os pacientes devem ser orientados a fazer 06 refeições diárias.

A alimentação deve ser exclusivamente líquida ou pastosa por pelo menos 15 dias depois do procedimento. Estão liberados alimentos como sucos, vitaminas, sopas e caldos.

O retorno ao trabalho dependerá do tipo de serviço que o paciente realiza, se faz esforço físico, se há a necessidade de falar muito. Em geral já é possível retornar às atividades após duas semanas da cirurgia.

O inchaço maior dura até 3 meses, mas pode levar até 1 ano para sair totalmente, então não se preocupe se você desinchar e do nada inchar de novo durante esse período, é normal.

Durma preferencialmente de barriga para cima durante as 3 primeiras semanas. Dormir de lado também é permitido caso não tenha sido feito nenhum enxerto nos zigomas. Caso tenha feito enxerto nos zigomas ( ossos da maça do rosto), durma de barriga para cima durante as 3 primeiras semanas.

Utilize escova de dentes pequena e macia. Utilize enxaguante bucal, desde que seja SEM ÁLCOOL. Escove a língua para evitar placas que podem causar mau cheiro na boca. Lembre-se sempre de lavar as mãos antes e após qualquer procedimento: manipular elásticos, alimentar-se, realizar higiene oral.

Observou-se que metade dos pacientes recuperaram as funções em até 20 dias, sendo que o tempo médio para recuperação dos traumas no complexo zigomático-orbitário-malar-nasal foi de 11 dias e do complexo maxilo - mandibular de 21 dias (HR: 1,5 (0,99 - 2,3) p=0,055).

Um comum problema ocorrente durante o intraoperatório é a hemorragia, extravasamento abundante e anormal de sangue, o qual não se coagula e a hemostasia natural não acontece, se relacionando com inchaço severo e equimoses.

Durante os 5 primeiros dias após o procedimento, ele atinge o seu ponto máximo. A regressão ocorre em cerca de 20 dias, no entanto, em alguns casos é possível perceber algumas alterações nos tecidos moles somente após meses da cirurgia.

Vitamina A: possui ação antioxidante, estimula a produção de colágeno e auxilia na regeneração da pele. Fontes alimentares: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, cenoura, espinafre, manga e mamão. Vitamina C: possui efeito antioxidante, estimula novos tecidos da pele e a produção de colágeno.

Logo após todo o tratamento, é possível notar as mudanças principalmente no contorno e na simetria facial, na oclusão dentária, na melhora da fala e da mastigação.

A cirurgia ortognática é um procedimento cujo custo pode chegar a R$ 25 mil. No HMJMA, a operação é totalmente gratuita. Para que o procedimento seja realizado, o paciente precisa fazer um tratamento ortodôntico, no qual o posicionamento dos dentes é corrigido.

Os pontos ficam acima da gengiva, portanto, é possível escovar os dentes sem encostar nos pontos. Trinta minutos após escovar, faça bochecho com enxaguante bucal prescrito pelo cirurgião.

O tratamento consiste nas seguintes fases: avaliação (ortodontista + cirurgião), preparação (ortodontia), cirurgia, acompanhamento pós-operatório e controle.