Quantos dias para o Secnidazol fazer efeito?

Perguntado por: acosta6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

As concentrações plasmáticas máximas são alcançadas na 3ª hora após a administração em dose única de 2 g de Secnidazol, na forma de 4 comprimidos de 500 mg, ou de 2 comprimidos de 1000 mg. A meia vida plasmática é em torno de 25 horas.

A dose única é utilizada no tratamento em massa. Repetir após 14 dias. Casos de super-infecção devem ser tratados por 30 dias.

Associações desaconselháveis:
Álcool: calor, vermelhidão, vômito, taquicardia. Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com secnidazol e por até 4 dias após o seu término.

Os pacientes portadores de amebíase hepática responderam muito bem ao tratamento com Secnidazol por 5 a 7 dias.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? O secnidazol deve ser administrado com líquido, por via oral, em uma das refeições, preferencialmente à noite, após o jantar. Dose única de 2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg); a mesma dose é recomendada para o cônjuge.

Para que serve o secnidazol? A ginecologia utiliza esse remédio no tratamento da tricomoníase, causada pelo parasita Trichomonas vaginalis. A doença, marcada por um corrimento de odor desagradável, pode ser confundida com a candidíase, que é resolvida com outra medicação.

Tioconazol + Tinidazol + Secnidazol é indicado no tratamento das infecções vulvares e vaginais causadas por Candida, Trichomonas e Gardnerella, isoladas ou mistas.

O secnidazol é um medicamento parasiticida (que elimina parasitas), utilizado no tratamento de giardíase, amebíase intestinal sob todas as formas, amebíase no fígado e tricomoníase.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma.

O medicamento deve ser administrado com líquido, por via oral, em uma das refeições, preferencialmente à noite, após o jantar.

Administre de uma só vez os dois comprimidos de 1000mg de secnidazol. Quando indicado pelo médico, após avaliação do casal, a mesma dosagem deve ser administrada pelo cônjuge. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

venda sob prescrição médica.

A ivermectina é um medicamento que atua contra várias espécies de parasitas e vermes. Sua ação se dá por meio da paralisação da musculatura de vermes e parasitas, ocasionando a morte e eliminação desses do seu corpo.

A tricomoníase pode ficar inativa no corpo do paciente por meses sem apresentar sintomas, além de ser uma infecção assintomática, sendo assim a pessoa infectada não apresenta sintomas, dificultando a identificação e o tratamento.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

Os principais sintomas para detectar a tricomoníase são:

  1. Corrimento amarelado ou amarelo-esverdeada;
  2. Coceira;
  3. Odor forte e desagradável;
  4. Irritação vulvar;
  5. Dor;
  6. Dificuldade de urinar.

Cada cápula de 150 mg contém:

Fluconazol150 mg
Excipientes q.s.p.1 cápsula

A tricomoníase deve ser tratada utilizando nitroimidazólicos, de preferência em dose única oral, para garantir maior aderência e eficácia no tratamento. Metronidazol parece ser a melhor escolha, podendo nos casos de alergia medicamentosa utilizar-se tinidazol ou realizar dessensibilização com especialistas.

Fluconazol para candidíase
Para candidíase vaginal ou peniana, a dose recomendada é de 150 mg em dose única. Em casos recorrentes, indica-se repetição da dose de 150 mg após 3 dias. Para candidíase oral o tratamento deve ser feito com 150 mg por dia por 7 a 14 dias.