Quantos dias para eliminar um vício?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Segundo um estudo publicado em 2010 pelo The European Journal of Social Psychology, um hábito leva em média 66 dias para mudar. O período variou, contudo, entre 18 e 254 dias. Embora substituir o hábito indesejado por um novo possa ajudar no dia a dia, ele não necessariamente vai fazer nosso corpo esquecer facilmente.

Para vencer uma dependência, além de mudar o estilo de vida é importante resolver tudo o que causa desconforto emocional, como vazio, relações rompidas, medos e ansiedades. Por isso é tão importante fazer psicoterapia.

heroína

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

Como parar de usar drogas?

  1. Reconhecer o vício. Reconhecer que possui um problema quando ele já passou a ocupar grande parte da sua vida não é algo simples. ...
  2. Buscar ajuda especializada. ...
  3. Contar com apoio familiar. ...
  4. Evitar frequentar lugares onde há consumo de drogas. ...
  5. Praticar atividades físicas. ...
  6. Alimentar bem.

Este tempo para a mudança depende do tipo de comportamento, da pessoa, e das circunstâncias. Neste estudo, as mudanças reportadas foram de grande amplitude, variando dos 18 dias até aos 254 dias.

Por que resistimos às mudanças
É difícil a gente mudar porque, organicamente, não estamos preparados para mudanças, e sim para economizar energia. Então, cada vez que o nosso cérebro precisa processar uma mudança de hábito, ele vai ter que fazer várias novas conexões.

Existem muitos fatores que levam uma pessoa a desenvolver um vício: desequilíbrio emocional, necessidade de ser aceito, baixa autoestima, insegurança, busca por status ou influência do comércio e da mídia.

As drogas ativam, no cérebro, o circuito de recompensa, o que gera a sensação de prazer. Parte desse circuito é o sistema mesocorticolímbico, que tem como neurotransmissor principal a molécula de dopamina.

Dentre os tipos de vícios mais comuns entre os jovens, podemos citar o alcoolismo e até mesmo o vício em celulares. No entanto, as drogas ilícitas também não podem ficar de fora desse contexto. Embora isso varie de indivíduo para indivíduo.

Em questão de conseguir isso sozinho, na teoria, sim, é possível. Se tiver determinação para isso, uma pessoa pode se livrar das drogas por conta própria, mas o desafio é maior. Algumas pessoas podem tentar fazer progressivamente, reduzindo as doses, mas isso só prolonga o sofrimento.

Por se tratar de uma droga psicoativa, ela atinge diretamente o cérebro, mas esse não é o único problema e estrago causado por essa droga. Ela também atinge outros órgãos no corpo, e é isso que faz da cocaína uma das drogas mais perigosas e também uma das mais atuantes no sistema nervoso.

Um vício psicológico nada mais é do que um caso de dependência onde o foco não está primordialmente no físico, mas sim, trata-se de uma necessidade psíquica. Isto é, a busca é mais focada na fuga da realidade, resultando em efeitos psicológicos de bem estar, esquecimento do problema, dentre outros fatores.

Poderoso Salmo 56 serve para libertação, afastar dos vícios das drogas, dependência química, tristeza e energias negativas: Forte Salmo 56 dá misericórdia, acalma os temores da vida e ajuda a lutar contra injustiças. 1 Compadece-te de mim, ó Deus, pois homens me calcam aos pés e, pelejando, me aflingem o dia todo.

Uma ótima forma natural de desentupir o nariz consiste em fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9%. Para isso, pode-se utilizar um aparelho específico para isso, que pode ser comprado na farmácia, ou utilizar seringa sem agulha.

Sua mente está tomada pelas amarras da sensação de prazer que as drogas proporcionam. Com isso, a perda de vínculos, irritabilidade, inquietação, ansiedade, depressão e mania de perseguição tomam a sua mente de maneira a gerar comportamentos que se não fosse a droga não faria parte de seu cotidiano.

8 Sintomas da Mente de um Viciado

  1. 1° Perda de vínculos familiares. ...
  2. 2° Irritabilidade. ...
  3. 3° Inquietação. ...
  4. 4° Depressão. ...
  5. 5° Ansiedade. ...
  6. 6° Obsessão. ...
  7. 7° Sentimento de Impotência. ...
  8. 8° Compulsão.