Quantos dias os apóstolos ficaram no cenáculo?

Perguntado por: omelo9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

E para os cinquenta dias que se completam da Páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram dez dias. Foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.

A festividade judaica do dia de Pentecostes assumiu outro rumo com a descida do Espírito Santo, sobre o cento e vinte que se encontravam reunidos no cenáculo, transformando a mente, coração e comportamento dos apóstolos, para o desafio da pregação do Evangelho.

sete dias

É uma das datas mais importantes do Calendário Litúrgico Cristão, juntamente com Páscoa e Natal. Diferente do Pentecostes cristão, o Pentecostes judeu durava sete dias e iniciava a partir do Pesah (Celebração da Páscoa).

Era celebrada 50 dias após a Páscoa. Portanto, de acordo com essa informação, podemos dizer que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos 50 dias após a morte de Cristo.

Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo. Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

A Bíblia nos orienta a orar sempre, mas não nos especifica sobre quanto tempo devemos passar falando com o nosso Salvador. Contudo, o apóstolo Paulo fala em 1 Tessalonicenses 5:17, sobre orar sem cessar. Isso significa que devemos estar o tempo todo conectados com Deus e em espírito de oração.

O Dia Mundial da Oração é comemorado em todo o mundo na primeira sexta-feira do mês de março.

Pentecostes é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa. Atualmente, o Pentecostes é comemorado principalmente pela igreja católica e ortodoxa, no entanto, ambas celebram em datas diferentes.

“E, entretanto, subiram ao cenáculo, onde habitam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago” (Atos 1:13).

Cenáculo (do latim Cenaculum) é o termo usado para indicar o local onde ocorreu a última ceia de Jesus Cristo e onde atualmente está um grande templo. A palavra é um derivado da palavra latina cena, que significa "jantar"; o que por sua vez nos faz lembrar um momento de confraternização e de convivência harmoniosa.

O Espírito Santo desceu sobre a Igreja reunida em Cenáculo e deu-lhes o dom de profetizar e anunciar o Evangelho em outras línguas, confirmando a ordem de Jesus em Mateus 28,19.

No Novo Testamento, Pentecostes é o dia da vinda (descida) do Espírito Santo sobre os apóstolos (At 2.4) e consequentemente à Igreja. O destaque para a expressão “Igreja” deve-se ao fato de que Pentecostes é o início do que hoje chamamos de Igreja primitiva, uma Igreja sem placas denominacionais.

Foi um evento de grande magnitude, e na opinião de Cairbar Schutel (Vida e Atos dos Apóstolos), o trabalho dos apóstolos, durante a vida corpórea de Jesus, foi praticamente nulo. Só após a “explosão de Pentecostes”, é que eles entraram em ação para o desempenho de grandes tarefas.

O fogo do Pentecostes está sempre queimando nos discípulos
Satanás não pôde fazer nada com o núcleo dos discípulos na primeira igreja; eles eram invencíveis. O fogo do Pentecostes queimava em cada um deles até o dia da morte.

Desde o Pentecostes, Deus dá vida à sua igreja por meio do Espírito Santo. Esta ocasião marcou o início de colheita de almas e de uma nova vida transformadora e inspiradora para a Igreja.

A Ascensão de Jesus foi um evento na vida de Jesus relatado no Novo Testamento de que Jesus ressuscitado foi elevado ao céu com seu corpo físico, na presença de onze de seus apóstolos, ocorrendo no quadragésimo dia após a ressurreição.