Quantos dias o Omelete pode ficar na geladeira?

Perguntado por: zfigueiredo2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

3 dias

Você pode armazenar na geladeira, em pote bem fechado por cerca de 3 dias. É possível ainda congelar essa receita (por cerca de 3 meses) em potes herméticos bem fechados.

Descarte os ovos após duas horas.
Lembre-se de que você precisa comer os ovos mexidos dentro de até duas horas. Após esse período, eles podem desenvolver bactérias que fazem muito mal à saúde.

Omelete também vai na marmita
E quem disse que omeletes não podem ir na marmita? Bata os ovos com os ingredientes que você preferir, leve ao micro-ondas dentro do pote, e coma na hora do almoço. Mas cuidado: ele vai deixar cheiro no ambiente!

O truque da água

  1. Um ovo fresco (bem cheio) afundará na água, batendo no fundo do copo na horizontal.
  2. Já um ovo menos fresco, com entre 1-3 semanas, pousa no fundo na vertical.
  3. Se o ovo flutuar, jamais deve ser consumido pois já está estragado!

Esquentar ovo no micro-ondas? Nem pensar! O motivo pelo qual não devemos fazer isso é porque ele pode explodir.

Na geladeira um ovo dura até dez dias, é importante guardá-los com a ponta para baixo, assim a gema fica centralizada. Depois de quebrados é possível guardar por dois dias na geladeira. As claras, se separadas das gemas, duram mais, podem ser guardadas por até uma semana.

E quanto à dúvida se comer ovos todos os dias faz mal, a resposta é: não. O ovo é um alimento bem completo em nutrientes, em especial, proteína de alto valor biológico, leucina, vitaminas A, D, E e do complexo B, colina, zinco, iodo e selênio, com inúmeros benefícios à saúde.

Nutricionista revela 4 alimentos que nunca devem ser requentados

  • Arroz. Kim iniciou a lista citando o arroz, considerado inofensivo por muitos. ...
  • Batata. Em seguida, Kim mencionou a batata. ...
  • Ovo. O terceiro lugar da lista de alimentos arriscados vai para o ovo. ...
  • Espinafre. Por último, a especialista citou o espinafre.

Você pode armazenar na geladeira, em pote bem fechado por cerca de 3 dias. É possível ainda congelar essa receita (por cerca de 3 meses) em potes herméticos bem fechados.

Sim! Dá para congelar ovos! É só fazer a mistura da clara e da gema (como se fosse fazer um omelete), e colocar para congelar em um pote bem fechado. Você pode congelar quantos ovos quiser no mesmo recipiente, apenas lembre-se de anotar na embalagem a quantidade de ovos que foram armazenados.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Os ovos precisam ser mantidos em locais frescos e arejados, sem grandes variações de temperatura, algo que não acontece dentro de casa. Como os mercados são ambientes controlados, é normal que o alimento fique fora da geladeira.

Ou seja: é possível preparar as refeições para e deixar as marmitas organizadas, trazendo mais praticidade ao seu dia a dia. Para quem tem o costume de levar ovos cozidos como lanche no trabalho, saiba que eles só podem permanecer em temperatura ambiente, fora da geladeira, por um período de duas horas.

“Quando se coloca os alimentos mornos dentro da marmita ou quentes, eles liberam vapor. Essas gotinhas de água acabam umedecendo algumas preparações, e existe o risco de azedar, de estragar a comida”. Após preparar a refeição, esfrie a comida utilizando uma bacia com água e gelo.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

Oliveira e Silva (2000) salientam que a clara, normalmente possui baixa contaminação por salmonelas por conter enzimas (lisozima) que atrapalham o desenvolvimento bacteriano. Por isso é importante não comer ovos crus ou sobremesas contendo ovos crus.

Sim, mas o procedimento é diferente de quando usamos o fogo, no micro-ondas, ovos devem sempre ser cozidos sem a casca e com a gema furada. Ovos já cozidos, mesmo sem casca, devem ser cortados para serem reaquecidos — eles poderão explodir se estas recomendações não forem seguidas.

Conheça 7 alimentos que não podem ser levados ao micro-ondas, mas muitos ainda insistem

  1. Arroz. Quando submetido a altas temperaturas, o arroz perde seus nutrientes. ...
  2. Manteiga ou margarina. O valor proteico da margarina ou manteiga vai embora quando o ingrediente é derretido no aparelho.
  3. Cítricos. ...
  4. Carne. ...
  5. Pipoca. ...
  6. Leite. ...
  7. Brócolis.

Alimentos que merecem atenção:
Alimentos com pele, membrana ou casca, como tomate, linguiça, batata, pimentão, entre outros, devem ser perfurados antes de irem ao micro-ondas. Isso porque, caso contrário, eles podem explodir. Ovos não podem ser preparados ou aquecidos no micro-ondas.