Quantos dias o assintomático tem que ficar de quarentena?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Termine o isolamento após 5 dias completos se você estiver sem febre por 24 horas (sem o uso de medicamentos para baixar a febre) e seus sintomas estiverem melhorando. Estava gravemente doente (sintomas moderados ou graves): isole-se por pelo menos 10 dias. Consulte o seu médico antes de terminar o isolamento.

Esse prazo de quarentena deve ser de 10 dias, podendo ser reduzido para sete dias com exame negativo (não reagente ou não detectável) de teste rápido de antígeno, a ser realizado a partir do quinto dia desde o último contato com o caso positivo.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Nebraska, publicado pelo Centro de Controle de Doenças do EUA (CDC), o período de incubação da ômicron no organismo é de três dias.

Quando deve ser feito o teste? De preferência, entre o terceiro e quinta dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, entre o terceiro e quinto dia após o último contato com o caso positivo de covid-19.

Pessoas assintomáticas também desenvolvem sequelas, inclusive sequelas graves”, indica Rafaella. “Temos identificado pacientes assintomáticos que apresentaram trombose, perdas cognitivas, fadiga ou cansaço extremo, dificuldade respiratória ao esforço leve e dores de cabeça frequentes e diárias do tipo enxaqueca”.

Clóvis Arns da Cunha, recomenda sete dias de afastamento em isolamento respiratório domiciliar para os pacientes com COVID-19 sintomáticos, desde que estejam sem febre nas últimas 24 horas e com melhora dos sintomas. Para os que se mantém sintomáticos no sétimo dia, manter o isolamento por 10 dias.

Período de transmissibilidade
Também já é conhecido que muitos pacientes podem transmitir a doença durante o período de incubação, geralmente 48 horas antes do início dos sintomas.

Após a exposição ao vírus, o período de incubação do Coronavírus é de 2 a 14 dias, que é o tempo que os sintomas podem demorar para aparecer. De acordo com os relatos de pacientes e pesquisas realizadas pelos órgãos de saúde, a maioria das pessoas começam a sentir sintomas no quinto dia de infecção ativa.

Para pessoas com o status vacinal incompleto ou que não tomaram nenhuma dose do imunizante, a recomendação é que façam dez dias de isolamento. Se a pessoa teve contato com alguém que testou positivo, a recomendação é se isolar, mesmo que não apresente sintomas.

Com a Ômicron, a gente vê uma diminuição dos eventos de perda de olfato e paladar e um aumento de dor de garganta e sintomas respiratórios, como obstrução nasal e coriza”, afirma o presidente da SBI.

Entretanto, de 15% a 20% dos pacientes vão apresentar sintomas mais severos. O que isso quer dizer? Depois de 5 a 14 dias após o primeiro sintoma, o vírus finalmente consegue chegar ao pulmão, iniciando uma inflamação grave. Nessa fase o organismo até já produziu defesa, mas de forma caótica, desordenada.

Os analgésicos podem ser utilizados para aliviar os incômodos causados pela dor de garganta. No entanto, é necessária a prescrição feita por um profissional, pois a automedicação nunca é indicada, ainda mais por se tratar de uma possível enfermidade nova. No momento, é necessário evitar idas aos hospitais.

Um estudo publicado no The New England Journal of Medicine mostra que o novo coronavírus pode permanecer em suspensão no ar por até três horas, mas ele sobrevive bem mais em superfícies.

- ISOLAMENTO DE 7 DIAS - Se, ao sétimo dia estiver sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas, pode deixar o isolamento e, neste caso, não é necessário realizar nova testagem.

- Resultado negativo em indivíduos assintomáticos: o resultado do teste é considerado negativo, porém, principalmente se o indivíduo for contato de alguém suspeito ou confirmado, deve-se observar as orientações com relação à quarentena de contatos e monitorar o aparecimento de sintomas para realização de novos testes ...

Caso leve. Caracterizado a partir da presença de sintomas não específicos, como tosse, dor de garganta ou coriza, seguido ou não de anosmia, ageusia, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, fadiga e/ou cefaleia.

Se não apresentar sintomas, o CDC recomenda a realização de testagem pelo menos 05 (cinco) dias após o contato próximo, entretanto caso a pessoa não consiga realizar o teste poderá deixar a quarentena se estiver assintomática, devendo seguir o uso de máscaras e observar a ocorrência de sintomas até o 10º dia após o ...