Quantos dias o adubo faz efeito na planta?

Perguntado por: ufarias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Depende do manejo. Numa compostagem sólida, por exemplo, leva de 45 a 90 dias para ficar pronta, em condições normais de manejo. Em uma compostagem líquida aeróbica e semiaeróbica, pode levar de 18 a 22 dias.

Quando um fertilizante está em excesso no solo, pode prejudicar a absorção de outros nutrientes pelas plantas, causando deficiências que vão prejudicar o desenvolvimento e a produtividade da lavoura.

O adubo é um alimento para o solo feito de matéria orgânica decomposta (vegetal ou animal). Ele funciona enriquecendo o solo com minerais e vitaminas, especialmente, nitrogênio, fósforo e potássio. Além disso, deixa o solo mais leve e fortalece a resistência das plantas.

Para manter o estoque de nutrientes sempre alto, devemos realizar a adubação pelo menos uma vez por mês, preferencialmente depois que as plantas já forem adultas. Assim como as pessoas, as plantas também têm sistema imunológico. Sempre que elas estão bem nutridas e saudáveis, a imunidade aumenta e a resistência também.

Os fertilizantes inorgânicos fornecem nutrientes imediatamente, fazendo com que as plantas cresçam mais rápido. Os orgânicos demoram mais para serem liberados, mas deixam o solo mais saudável ao longo do tempo. Se o seu objetivo for fazer uma planta estabelecida crescer mais rapidamente, use o inorgânico.

Quando as chuvas são muito abundantes, o problema maior é a perda por lixiviação, especialmente de nitrogênio (qualquer adubo nitrogenado) e, algumas vezes, de potássio. Por isso, devemos parcelar as adubações, visando maior aproveito pela planta e menor perda por lixiviação.

As melhores condições para a aplicação de fertilizantes foliares são no início da manhã e no final da tarde, pois as condições são mais amenas. No período da tarde por exemplo, normalmente temos altas temperaturas, diminuindo a absorção, ocasionando o murchamento das folhas e consequentemente fechamento dos estômatos.

Já na cobertura, os melhores resultados foram constatados quando a adubação nitrogenada (ureia) foi aplicada entre os 25 a 30 dias após a emergência.

1. Diminua a quantidade de fertilizantes no solo fazendo uma lixiviação com água. Verta grandes quantidades deste líquido em redor das raízes para que as substâncias penetrem mais no solo, indo para além das raízes. Deixe a mangueira depositar a água na base da planta por um mínimo de 30 minutos.

Eles ajudam a enriquecer o solo e fazem com que as estruturas, desde as sementes na germinação, tenham aquilo de que precisam. Como resultado, o desenvolvimento vegetal é favorecido. O uso adequado dos produtos fortalece e aprofunda as raízes, melhora a alimentação das plantas e estimula o crescimento das folhas.

O mais indicado é fazer a rega no início da manhã ou no fim da tarde. Outra prática constante em muitos cultivos é aplicação de fertilizantes por via foliar (pulverizar ou borrifar), a qual pode também queimar as folhas se feita em horários inadequados.

Os fertilizantes ou adubos são qualquer tipo de substância aplicada ao solo ou tecidos vegetais para fixar um ou mais nutrientes essenciais ao crescimento das plantas. Geralmente, são aplicados na agricultura com o objetivo de melhorar a produção do plantio e conservar os alimentos por mais tempo.

O adubo serve para restaurar e possibilitar o desenvolvimento de micro-organismos benéficos, o que aumenta ainda mais a qualidade das condições do solo. O adubo orgânico, por exemplo, é rico em nitrogênio, fósforo e potássio e em macro e micronutrientes, como ferro, boro, cobre, enxofre, cálcio, magnésio e zinco.

Dá força e rigidez aos caules dos cereais; facilita a floração; aumenta a frutificação; apressa a maturação; intensifica a resistência das plantas às moléstias; contribui para o desenvolvimento do sistema radicular e para a saúde geral da planta.

O recomendado é nas primeiras horas do dia quando o sol ainda não está forte, para que não queime. Lembrando também que deve ser aplicado preferencialmente nas raízes.

Esse processo ajuda a distribuir os nutrientes com mais facilidade e harmonia. Incorpore o Adubo ao Solo – Evite que ele fique próximo à raiz e do caule. Além disso, não o deixe exposto. O sol ou a chuva podem tirar os nutrientes da composição.

Adubos NPK
O nitrogênio (N) é o responsável pelo crescimento e desenvolvimento de raízes, caules e folhas. A planta absorve, ainda no começo da vida, a maior parte do nitrogênio de que precisa e o armazena em seus tecidos de crescimento.