Quantos dias leva para o músculo se recuperar?

Perguntado por: dsantana4 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O período de descanso e recuperação muscular varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, vai de 48 a 72 horas. Esse é o tempo considerado ideal para que o processo de regeneração celular ocorra. É a partir dele que o corpo repõe as energias gastas, se recupera do esforço físico e se prepara para o próximo treino.

Usar os mesmos músculos todos os dias prolonga o processo de recuperação. Por isso, embora você trabalhe mais o bíceps e costas em comparação com os membros inferiores, os grupos musculares que suportam o peso do corpo levarão mais tempo para se recuperar.

O repouso deve ser sempre respeitado de 48 horas, mas podendo ser até 24 horas dependendo do grau de treinamento e do tipo de treino que a pessoa está fazendo no momento.

Vitamina D auxilia na hipertrofia e recuperação muscular após o treino - 03/01/2022 - UOL VivaBem.

Afinal, posso treinar se estiver sentindo dor? Se for apenas um desconforto tolerável, aquela sensação de que os músculos “trabalharam”, sim. Caso a dor esteja incapacitante, dê mais um tempo de repouso e evite voltar ao exercício em máxima intensidade antes de diminuir as dores.

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.

EM QUANTO TEMPO OS RESULTADOS APARECEM
Segundo os profissionais, essa resposta depende de diversos fatores: Sua meta, alimentação, frequência e intensidade dos treinos. De acordo com a ciência, em um intervalo de 8 a 12 semanas já é possível ter um resultado expressivo quando o assunto é o físico.

Bem, a resposta é não. “Não é necessário treinar todos os dias, é recomendável distribuir os treinos de forma equilibrada para não sobrecarregar os mesmos músculos, para que eles tenham uma boa recuperação” explica Mila Toledo, profissional de educação física.

O descanso é outra coisa muito importante para quem quer crescer. Isso porque não é enquanto você treina que os seus músculos crescem, mas enquanto você descansa. É durante o sono que o hormônio do crescimento é liberado.

Treinando de 6-5 vezes na semana
Esse seria o ideal, pois é possível dar vários estímulos no mesmo músculo durante a semana e terá os dias de recuperação. Quando se treina de 6-5 vezes por semana você entra em total rotina de treino e fica cada vez mais difícil desistir.

Com a correria do dia a dia e tantas atividades que ocupam grande parte do tempo, treinar todos os dias é uma tarefa desafiadora. Mas não precisa se preocupar, porque treinar 3 vezes por semana já é o suficiente para você cuidar da sua saúde, alcançar seus objetivos e obter resultados.

Quem treina por 7 dias na semana não passa pelo processo de anabolismo necessário para recuperar o corpo e, consequentemente, tende a sentir uma fadiga excessiva. Não é correto treinar assim!

FRUTAS CÍTRICAS
Elas possuem hesperidina, um flavonoide encontrado na laranja, no limão e na tangerina. Elas estimulam o desenvolvimento e a recuperação dos tecidos musculares danificados, e também aumentam as defesas do organismo.

"De preferência, o suco pré-treino deve conter carboidratos de baixo e moderado índice glicêmico, como maçã, pera, melão e laranja. Eles irão fornecer glicose ao organismo - fonte de energia - de maneira mais lenta e durante todo o exercício", explica a nutricionista Letícia Amaral.