Quantos dias leva para o Bactrim fazer efeito?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

As drogas típicas escolhidas são o sulfametoxazol-trimetoprim (Bactrim®), a nitrofurantoína (Macrodantina®), a fosfomicina (Monuril®), a ciprofloxacina (Cipro®) ou a levofloxacina (Levaquin®). Em geral, os sintomas devem começar a desaparecer logo nas primeiras 24 horas do início do tratamento.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

a) Germes responsáveis por infecção do trato urinário que costumam ser susceptíveis ao Bactrim: Escherichia coli. Klebsiella pneumoniae. Proteus mirabilis.

Duração do tratamento
Em infecções agudas, Bactrim deve ser administrado por, pelo menos, 5 dias ou até que o paciente esteja sem a presença de sintomas por, pelo menos, 2 dias. Se a melhora clínica não for evidente após 7 dias de tratamento, o paciente deve ser reavaliado.

Bactrim é indicado para o tratamento de certas infecções respiratórias, gastrintestinais, renais e do trato urinário, genitais (homens e mulheres), infecções da pele, entre outros tipos de infecções.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos. Para amenizar os sintomas da infecção, poucos dias.

Cada infecção tem um tempo próprio para tratamento e normalmente o antibiótico começa a fazer efeito dentro de dois a três dias após o início do uso. Interromper o uso porque houve melhora dos sintomas pode levar à recaída dos sintomas e a bactéria pode se tornar resistente ao antibiótico.

Em ordem de frequência, foram encontrados efeitos gastrintestinais (náuseas, lesões na boca, diarreia), reações de pele e zumbidos nos ouvidos, que desapareceram com a suspensão do tratamento. Alterações no exame de sangue também podem surgir de forma leve e sem sintomas, desaparecendo com a suspensão do tratamento.

Em geral, os antibióticos devem ser tomados por 7 a 14 dias — mas isso é definido de acordo com orientação médica. Vale ressaltar que, mesmo sentindo melhora no quadro, não se deve interromper o tratamento.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Hipolabor ajuda: quais medicamentos têm efeito prejudicado ao tomar antibiótico?

  • Anticoncepcionais. ...
  • Analgésicos. ...
  • Antiácidos. ...
  • Anti-inflamatórios. ...
  • Remédios para colesterol. ...
  • Remédios consumidos por pessoas que passaram por cirurgia bariátrica.

A ação medicamentosa de sulfametoxazol + trimetoprima começa logo após a primeira dose. No entanto, os microrganismos não são eliminados de imediato. Por isso, mesmo que alguns sintomas como febre, dor, etc. desapareçam, é necessário continuar o tratamento pelo período estabelecido pelo seu médico.

Não há nenhum problema em se associar um anti-inflamatório a um antibiótico.

Como tomar o Bactrim®?

  1. Crianças abaixo de 12 anos. De 6 semanas a 5 meses 2,5 mL de Bactrim® suspensão a cada 12 horas. ...
  2. Adultos e crianças a partir de 12 anos. Dose habitual: 20 mL de Bactrim® suspensão ou 10 mL de Bactrim® F suspensão a cada 12 horas. ...
  3. Duração do tratamento.

Comprimido. Os comprimidos de Bactrim® devem ser administrados por via oral, pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição e com quantidade suficiente de líquido.

Crianças abaixo de 12 anos: de 6 semanas a 5 meses: 2,5 mL de Bactrim® suspensão a cada 12 horas. Crianças de 6 meses a 5 anos: 5 mL de Bactrim® suspensão a cada 12 horas. Crianças de 6 a 12 anos: 10 mL de Bactrim® suspensãoa cada 12 horas.

O tratamento deve ser descontinuado imediatamente caso você observe sinais de aparecimento de erupção cutânea ou qualquer outra reação adversa grave. Bactrim® deve ser administrado com cautela a pacientes com história de alergia grave e asma brônquica.

Bactrim® comprimido apresenta formato cilíndrico, biconvexo e cor branca a quase branca. Bactrim® F comprimido apresenta formato oblongo, biconvexo e cor branca a quase branca.