Quantos dias fica no hospital depois da cirurgia de mioma?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Após a cirurgia, as mulheres geralmente ficam no hospital por 1 ou 2 dias antes de irem para casa. O tempo de recuperação total dependerá do tipo de cirurgia realizada, mas pode levar 4-6 semanas antes que as mulheres possam retornar às suas atividades normais.

Apesar de estar no topo da lista do INSS, se fosse considerada outra forma de classificação, o mioma uterino não seria a condição mais comum para afastamentos do trabalho.

Em média, a miomectomia histeroscópica demora até 1 hora. A cirurgia aberta, pode levar de 1 a 3 horas. Já a cirurgia de retirada de mioma por videolaparoscopia ou robótica, tem duração de 2 a 3 horas. Lembrando que esses períodos são uma média e cada caso pode demandar menor ou maior tempo cirúrgico.

Sendo assim, a posição para dormir após miomectomia deve ser a mais confortável possível, pode ser até de lado.

2) Complicações e Riscos: infecções com possibilidade de evolução febril, hemorragias com a possível necessidade de transfusão, hematoma pós operatório, isto é, acúmulo de sangue no local cirúrgico, lesões de bexiga, uretra ou ureteres, lesões intestinais, fístulas, deiscência da ferida, trombose venosa dos membros ...

O mioma é um tumor benigno que acomete o útero, pode se desenvolver durante a idade fértil da mulher e pode provocar sangramento excessivo ou comprimir estruturas adjacentes, principalmente a bexiga.

Então, geralmente a anestesia de escolha é a raqui, aquela mesma realizada durante o parto cesárea. O anestesista introduz uma agulha fina na coluna lombar da paciente e esta deixa de sentir o abdomen inferior e deixa de movimentar as suas pernas. O efeito dura, em média, 2 a 3 horas.

*Alimentos apropriados que são ricos em proteínas com pouca gordura são frango sem pele, carnes magras, peixe, ovos inteiros ou gemas de ovo, vegetais ou iogurte. Também é recomendado alimentos ricos em ferro como fígado, espinafre ou morangos.

Sim, você não leu errado, parte das mulheres operadas por miomas (miomectomia) pode ter o aparecimento de novos miomas após alguns meses ou anos. Os miomas já retirados não voltam, mas a paciente pode apresentar novos miomas, na mesma localização dos anteriores ou em outros locais.

Qual é o tipo de mioma uterino mais perigoso? O tipo que oferece mais risco a paciente é o mioma uterino submucoso já que dependendo da sua localização, do tamanho e da sua quantidade, pode afetar diretamente e com mais facilidade a fertilidade feminina.

Nem sempre é necessário operar. Caso a mulher tenha vontade de gestar ela deve tentar engravidar. Se os miomas estão estáveis de tamanho por pelo menos um ano em dois exames de imagens consecutivos, não são volumosos e não são sintomáticos, recomenda-se tentar engravidar.

A legislação brasileira também garante ao trabalhador de carteira assinada em regime de CLT o direito a receber o auxílio doença em casos de cirurgia.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

A distenção abdominal (“barriga inchada”) pode ocorrer nos primeiros dias após a cirurgia. O intestino geralmente demora 12 a 24 horas a restabelecer o seu normal funcionamento, podendo acumular alguns gases. Com o início da hidratação, alimentação e a deambulação (andar) este tipo de sintomas diminui.

Miomas são tumores uterinos benignos formados por tecido muscular. Acometem as mulheres principalmente na fase reprodutiva da vida, isto é, na fase em que menstruam e podem engravidar. A causa é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento depende de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa.

O aspeto do mioma na ecografia é o de um nódulo arredondado, bem delimitado, diferente da restante estrutura do útero. É possível identificar o número de miomas, o seu tamanho e a sua localização. Veja imagens de um útero com um mioma.

De modo geral, os pontos podem ser retirados entre 7 ou 14 dias após a cirurgia. Porém, a depender do caso e da saúde do paciente a cicatrização pode demorar até 21 dias, de acordo com a sua coagulação sanguínea.

Sim, quem vive com miomas uterinos pode e deve fazer exercícios.