Quantos dias fica internado com broncopneumonia?

Perguntado por: rmartins8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

E de recuperação? O tratamento para pneumonia pode variar de 5 a 14 dias. No entanto, alguns casos leves podem durar três dias, da mesma forma como casos mais graves podem exigir meses de tratamento. O tempo de recuperação dos sintomas pode variar bastante.

A broncopneumonia é uma infecção de rápida instalação dos brônquios, que são estruturas importantes para a passagem do ar nos pulmões. Sendo assim, a broncopneumonia geralmente resulta em infecção em todos os componentes pulmonares, diferentemente de uma pneumonia comum, que afeta menos regiões do pulmão.

A broncopneumonia é a inflamação dos brônquios e alvéolos pulmonares, responsáveis pela troca de oxigênio com o sangue, causada por micro-organismos ou decorrente de infecções virais. Como essas estruturas levam o ar para todas as regiões dos pulmões, a infecção pode se espalhar e atingir o órgão todo.

Além disso, a broncopneumonia geralmente é causada por bactérias mais comuns, por isso costuma ser mais branda. Já a pneumonia é mais grave, proveniente de bactérias normalmente mais resistentes. Bebês prematuros estão mais expostos?

É o caso, por exemplo, da nebulização com soro fisiológico, que pode ajudar o paciente a se sentir melhor. Quem é diagnosticado com a broncopneumonia precisa ficar em repouso e manter-se bem hidratado, para que a recuperação seja mais rápida, uma vez que a broncopneumonia tem cura.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

Confira mais algumas outras dicas para amenizar esse sintoma:

  1. Beba bastante líquidos ao longo do dia e também antes de dormir, pois a água ajuda a hidratar a mucosa e diluir o muco na garganta.
  2. Não fume. ...
  3. Faça limpeza nasal frequentemente, seja com lavadores nasais, conta-gotas ou seringas com soro fisiológico.

As principais formas de prevenção são recomendações simples: lavar as mãos, não fumar, evitar aglomerações e se vacinar. Atualmente, existem vacinas disponíveis para a pneumonia pneumocócica que, mesmo não sendo capazes de prevenir todos os casos de pneumonia, podem evitar as formas mais graves.

Mas você sabe qual médico trata doenças no pulmão? É o pneumologista. Trata-se do profissional cujo foco de atuação é diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes que possuam alguma doença que esteja afetando o pulmão, traqueia, brônquios e bronquíolos e, consequentemente, prejudicando o processo de respiração.

Fatores de risco
Outras condições que causem redução da imunidade, tais como tratamento com medicações imunossupressoras, doenças crônicas respiratórias, cardíacas, hepáticas, renais (por exemplo DPOC, insuficiência cardíaca, insuficiência renal), diabetes, câncer, HIV/ AIDS.

Período de incubação: 7-10 dias, podendo varia de 5-21 dias. Período de transmissão: as pessoas infectadas são mais contagiosas durante a fase catarral e as 2 primeiras semanas após o aparecimento da tosse. Afastamento recomendado: por 5 dias após o início do tratamento apropriado.

O que posso esperar durante a recuperação do meu filho? A sibilância e a dificuldade de respirar geralmente piorarão nos primeiros 3 a 5 dias, antes de melhorar. A tosse do seu filho geralmente durará cerca de duas semanas.

Para tratar a pneumonia em crianças, é necessário utilizar antibióticos – por via oral ou injetável, dependendo da gravidade do caso – e de acordo com prescrição médica.

Quais são os tipos de pneumonia mais comuns?

  • Pneumonia bacteriana. Esse é o tipo de pneumonia predominante em crianças, adultos e idosos. ...
  • Pneumonia viral. ...
  • Pneumonia fúngica. ...
  • Pneumonia química. ...
  • Pneumonia hospitalar. ...
  • Pneumonia comunitária.

Pneumonia silenciosa pode ser mais perigosa que casos com sintomas claros de covid-19. A pneumonia silenciosa, um quadro específico de infecção por covid-19, deixa o diagnóstico mais difícil e aumenta os riscos da doença.

Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente. Se o objeto estiver causando um bloqueio importante nas vias aéreas, estes sintomas ocorrem de repente e requerem tratamento imediato em um departamento de emergência.