Quantos dias é normal um gato sumir?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Não há uma resposta definitiva sobre quantos dias um gato pode ficar desaparecido e viver sem o tutor. Porém, acredita-se que o felino possa sobreviver por até um mês sem comida ou água. Se ele estiver fora há mais tempo que isso, é possível que esteja se alimentando de alguma forma.

Quando um gato não está acostumado com a vida nas ruas, ele pode se perder com mais facilidade e, consequentemente, demorar mais tempo para encontrar seu caminho de volta. Dessa forma, fica muito mais difícil especular quando ele retornará - e se ele retornará.

Um deles é a capacidade de voltar para casa depois de desaparecer por algum tempo, mesmo quando o felino nunca tinha percorrido antes os caminhos que podem conduzi-lo até a habitação. Esses retornos ocorrem, por exemplo, com gatos que saem para dar uma volta e desaparecem por meses ou anos.

5 dicas para encontrar um gato desaparecido

  1. Atraia seu gato com comida. ...
  2. Procure transmitir confiança e tranquilidade. ...
  3. Divulgue o desaparecimento. ...
  4. Use lanternas para facilitar a busca. ...
  5. Capture o bichano com uma gaiola.

Mostre aos vizinhos uma foto e diga que seu gato fugiu. Pergunte se eles o viram, lembre-se de deixar seu nome e telefone e peça para que eles liguem para te avisar. Mas não pare por ai, peça aos vizinhos permissão para procurar seu gato pela casa deles.

Então, uma forma de chamar a atenção dele é imitando um gato, mas com um tom de voz agudo. Os gatos se atraem por esse tom de voz, pois o som mais agudo lembra o barulho de presas naturais do gato, como ratos e passarinhos pequenos.

Esconderijo mais comuns
Comumente, gatos podem ser encontrados escondidos em espaços escuros, fora da vista, como debaixo de camas ou sofás, em armários ou em pontos apertados entre um móvel e uma parede.

Os gatos podem desaparecer por várias razões. Eles podem se assustar e fugir ou se perder enquanto exploram a vizinhança. Em alguns casos, eles podem até ser roubados por alguém que deseja um novo animal de estimação.

Mesmo os gatos que praticamente não saem de casa recebem uma enorme amostra dos odores existentes à volta deles, alguns trazidos de longe pela brisa e pelo vento. E, cada vez que o vento muda de direção, outros cheiros podem ser sentidos, dando a possibilidade de formar uma ampla memória olfativa.

Por que os gatos têm medo de fogos de artifício? Quando o som de fogos de artifício ou relâmpagos explodem no céu, o barulho causa medo nos bichanos por um motivo muito simples: a audição deles é muito apurada, podendo alcançar até 65.000 Hz. Para comparar, os humanos só conseguem ouvir até 20.000 Hz.

A melhor maneira de identificar o choro é observando o comportamento geral do pet. O miado de gato pode nos dizer muita coisa sobre os sentimentos do bichano. O gato miando chorando emite um som mais agudo e prolongado. Normalmente, o gato fica mais inquieto ou apático se estiver sentindo dor.

Apesar de ficarmos assustados ou preocupados quando não encontramos nossos pets pela casa, o hábito de se esconder é natural para os gatos, isso faz parte da sua natureza. O gato gosta de estar se escondendo por diversão (brincando com seu dono, caçando alguma “presa”) ou somente pra descansar.

Gato se escondendo: como atrair o animal para fora do esconderijo?

  1. Deixar a casa silenciosa, assim o gato se sente mais confortável para aparecer.
  2. Pegar o brinquedo preferido do gato e andar pela casa. ...
  3. Miar como um gato, emitindo um miado sutil e que chame a atenção do felino.

Por que os gatos não gostam de visitas? Assim como os humanos, os animais também sentem medo diante do desconhecido. Por isso ter um estranho dentro de casa, que é o seu local de conforto, pode as vezes deixar o animal amedrontado.

De hábitos noturnos, os gatos se movimentam e atuam, caçando, brincando e andando, muito mais à noite. Na pesquisa, através de um serviço de monitoramento por GPS, o percurso praticado pelos gatos pode chegar a até 3 km de distância de suas casas, ou até mais.

Os felinos são muito sensíveis a cheiros fortes, mesmo que seja de um pouquinho de canela. Muitos temperos com odor forte são considerados repelentes naturais para gatos. O olfato do gato não lida muito bem com fragrâncias fortes, como a de canela, cravo ou cominho.

Sistema respiratório frágil: como não estão acostumados com a água, o sistema respiratório dos felinos é mais frágil. Com isso, o pet tem medo de um banho descuidado, o que pode levar a infecções; Territorialismo e olfato: outra característica herdada dos seus ancestrais. Os bichanos são muito territorialistas.

Leite, queijo e outros produtos lácteos
A maioria dos gatos é naturalmente intolerante à lactose, o que significa que o leite de vaca e seus derivados - como queijo ou mingau - podem perturbar o estômago, causando vômitos e diarreia.

Tem miado excessivo
Para cada necessidade do amigo de quatro patas há um tipo de miado, e você já deve ter notado isso. O miado por atenção é bem diferente do miado de tristeza, por exemplo. Sabe aquele miado arrastado, carregado de um tom desanimado? Esse pode ser um grande sinal de que o gato está triste e chorando.

Continuar lendo É normal ficante sumir?