Quantos dias é normal ter febre com gripe?

Perguntado por: ngomes3 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A pessoa pode sim apresentar uma febre de fato, entre 38°, 38 e meio. A duração de um caso gripal é de 43 dias, podendo ficar somente 5 dias.

A febre pode ser intermitente (vai e vem ao longo do tempo) ou contínua (permanece constante). Caso a febre persista por alguns dias é necessário ampliar a preocupação e procurar um médico imediatamente para realizar uma consulta, obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado.

Febre. É comum que um quadro de gripe apresente febre superior a 38°C, mas isso não significa que não é preciso estar atento ao sintoma nem buscar manter a temperatura sob controle de acordo com a orientação médica.

Sim, a gripe pode favorecer o surgimento de uma pneumonia.
Isso porque uma infecção nas vias aéreas superiores (cavidades nasais, faringe e laringe) pode facilitar a entrada de outros agentes infecciosos nas vias inferiores (pulmão) causando a pneumonia.

Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.

A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção. Para identificar se um indivíduo está com febre, deve-se utilizar o termômetro e seguir adequadamente as recomendações do fabricante, estando atento, por exemplo, ao tempo necessário para que a medição esteja concluída.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Via de regra, até 72 horas de febre é considerado normal se não houver sintomas de alarme e a criança estiver bem”, explica a pediatra. Quando se trata de bebês muito pequenos, no entanto, é importante aumentar a prudência, já que eles são considerados um grupo de risco1.

Geralmente, as pessoas devem consultar um médico se a febre durar mais de 3 ou 4 dias, independente de outros sintomas.

Quais os principais sinais da doença e como é feito o diagnóstico? Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração.

Caso os sintomas persistam ou a criança permaneça “caidinha”, abatida, ofegante, ela deve ser examinada pelo pediatra. É muito comum que durante a febre a criança fique abatida, quietinha, com a respiração mais rápida, mas os sintomas devem desaparecer quando a febre abaixar.

A maioria dos sintomas dura de cinco a sete dias, com exceção da tosse e do cansaço generalizado, que podem perdurar por até 14 dias2. Ou seja, a resposta de quanto tempo dura uma gripe pode estar mais nos sintomas do que na presença da infecção viral em si.

Quanto tempo dura uma gripe em crianças? Não há como dizer quanto tempo dura uma gripe em crianças com total exatidão. Em média, do início dos sintomas até a recuperação completa pode levar entre uma e duas semanas. Os primeiros três dias tendem a ser mais críticos, com sintomas mais fortes.

A gripe não complicada costuma melhorar em até 5 dias contados a partir do início dos sintomas, mas, em alguns casos, o quadro pode estender-se por mais de uma semana. A recuperação é rápida. No entanto, algumas pessoas demoram semanas para se recuperar da “fraqueza” que sentem.