Quantos dias durou o dilúvio sobre a terra?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Deus disse a Noé que, passados sete dias sobre a entrada de todos na arca, choveria na terra, durante quarenta dias e quarenta noites, exterminando, através de um dilúvio, a vida à face da terra.

Resposta verificada por especialistas. Noé ficou dentro da arca até as águas de Deus parasse e isso levou cerca de 150 dias como é visto no livro de Genesis 7:24.

No livro Noah's Flood (O Dilúvio de Noé, em tradução livre), de William Ryan e Walter Pitman, geólogos marinhos relatam acreditar ter encontrado a origem histórica das lendas de uma grande enchente que destruiu civilizações antigas que margeavam o Mediterrâneo e o Mar Negro há 7,6 mil anos.

Na Bíblia consta que a Arca de Noé se firmou nas montanhas turcas de Ararate no 150º dia do dilúvio. Agora, um explorador norte-americano declara que, em breve, revelará provas de que a Arca de Noé está mesmo na Turquia.

Como era impossível para um religioso renunciar ao Dilúvio, Burnett chegou à conclusão de que a água teria vindo de baixo. Imaginou que, no momento da Criação, a Terra era uma esfera perfeita e paradisíaca, coberta por uma crosta de matéria sólida, lisa e sem trincas, com os oceanos fluindo por debaixo dela.

Quando Deus deu a ordem de construir a arca, os três filhos de Noé já eram adultos e casados. Isso pode ter sido 50 ou 60 anos depois que o primeiro filho nasceu. (Gênesis 6:14, 18) Com base nisso, parece razoável concluir que a construção da arca tenha durado 40 ou 50 anos.

Assim fez Noé, exatamente como Deus lhe orientou. Noé estava com seiscentos anos quando entrou na arca, e após sete dias que ele estava lá com os animais, a família e o alimento necessário, o Senhor fez chover quarenta dias e quarenta noites sobre a terra.

40 dias

Deus viu a terra cheia da violência dos homens e decidiu puni-los com uma chuva copiosa e torrencial. Choveu sem parar durante 40 dias e 40 noites e o mundo ficou inundado. As águas afogaram todos os humanos e animais, exceto aqueles que se refugiaram na arca de Noé.

Na Arca estavam guardadas as duas tábuas da lei; a vara de Aarão; e um vaso do maná. Para transportá-la foram colocadas quatro argolas de ouro puro, cada uma, nas quatro laterais da mesma, duas de um lado e duas do outro, para que varais pudessem ser encaixados.

Naamá pensa no que Noé falou sobre a cidade de Enoque e decide partir com seu grande amor. A moça fica surpresa ao saber da mensagem de Deus e do dilúvio, mas o ajuda a construir a arca! Eles se casam e, logo, têm os filhos Sem, Cam e Jafé.

No Antigo Testamento, em Êxodo 25: 10-22, Deus dá a Moisés as instruções para a construção da arca.

6 E aconteceu que, ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito. 7 E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas secaram de sobre a terra.

É também símbolo da paz, associado à pomba que traz o ramo, sinal da vida, sinal do fim do dilúvio. Essa é a paz que continuamos a desejar para todo o mundo.

Era preciso resolver um problema técnico, construir um barco enorme, rebuscou a memória lembrou que conhecia um engenheiro, Noé. Absalão seria o coordenador do empreendimento e Noé seria o elemento técnico.