Quantos dias duram as pragas do Egito?

Perguntado por: usales8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Temos aqui então: primeira praga (7 dias decorridos). (2) Na sequência, ao final desses sete dias, mais um recado deveria ser dado a faraó sobre a segunda praga, que foram as rãs (Êxodo 8:1-4).

Depois da última das dez pragas do Egito, aconteceu grande emoção nas terras egípcias e com muita insistência, o povo de Israel enfim conseguiu ser libertado por Faraó.

Moisés é salvo pela filha do faraó e condicionado aos conhecimentos do povo egípcio durante 40 anos.

Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira. Ou seja, a duração de um tsunami não seria tempo suficiente para que todos os israelitas fugissem.

Não há uma única explicação científica que comprove as dez pragas relatadas na Bíblia. No entanto, diversas pesquisas desenvolvidas nas últimas décadas por físicos, meteorologistas, biólogos e geólogos sugerem que a sequência trágica realmente existiu e teve graves consequências para a população da época.

40 anos

Dá para ir e voltar de carro no mesmo dia. Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

Dois períodos de quarenta dias determinaram a direção da nação de Israel por séculos depois. Deus falou com Moisés no monte Sinai!

Os egípcios temiam tantos os demônios da noite quanto o insucesso de seu deus. Inclusive, em casos de eclipse solar, acreditava-se que a serpente havia engolido Rá, que agora lutava para se libertar. Caso Rá não conseguisse vencer o mal nas 12 horas, o dia não renasceria – e o Egito morreria com seu povo.

O cordeiro da Páscoa é aquele cujo sangue foi aspergido, aplicado nas portas como sinal de livramento. Não adiantava apenas ter o cordeiro, era preciso aplicar o sangue, ele devia ser colocado nos umbrais e na verga da porta, pois era o símbolo da cruz, o símbolo da salvação (veja Êxodo 12).

1. Sangue nas águas do Rio Nilo. A Bíblia aponta que, na primeira praga, toda a água do Rio Nilo, justamente a fonte que abastecia a população, os animais e as plantações, foi transformada em sangue. Isso fez com que todos os peixes morressem, provocando escassez de alimentos.

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Séfora ? . Ela foi a única mulher de Moisés.

Nas cenas que vão ao ar a partir do capítulo desta segunda-feira (21) , Ramsés (Sergio Marone) verá de longe a derrota e a morte do seu Exército, que será engolido pelas águas, logo após a passagem dos hebreus na novela bíblica da Record.

Apesar dessa dúvida, qualquer que seja o pondo de chegada ou de partida, a distância ficaria entre 100 e 150 quilômetos.

Tudo depende do lugar por onde os hebreus teriam feito essa travessia. Como veremos, há várias hipóteses: algumas supõem até 50 quilômetros e outras poucos metros.

A distância do Egito a Canaa é de 425 Km. aproximadamente.