Quantos dias dura Salgado na geladeira?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

De uma forma geral, considere 2 meses de validade para massas cruas recheadas e massas de pão de queijo e pão caseiro. Preparos já assados, como esfihas, coxinhas, massas folhadas e minipizzas, duram cerca de 3 meses.

3 meses

Salgadinhos fritos
Dura até 3 meses. Quando quiser, pode fritá-los ainda congelados, ou ainda, deixar descongelar em geladeira e depois fritar. Se quiser, pode congelar os salgadinhos já fritos.

Se boa parte dos ingredientes são armazenados em local seco, já os salgados e doces prontos vão sempre para a geladeira ou freezer. Embale os produtos de maneira adequada. O ideal é ter um equipamento para embalar a vácuo para aumentar a durabilidade de sua produção.

Armazene seus salgadinhos de maneira correta
Depois de fritar, não armazene os salgados na geladeira, mas sim no congelador! Isso mesmo, congele os salgados depois de fritá-los e mantenha armazenado no congelador.

Não congele salgados fritos e assados juntos
Os salgados fritos devem ser congelados já empanados, para então serem fritos na hora de consumi-los. Já os salgados assados devem passar pelo forno antes de serem guardados no freezer, conforme alertamos acima.

Lembre-se, também, de que os salgados não podem ser armazenados por longos períodos dentro da estufa. O ideal é que fiquem expostos por apenas duas horas, principalmente os pães de queijo, pois eles podem perder o sabor original e ficar com um aspecto desagradável.

2 meses

Uma vez que armazenados corretamente, os salgados podem durar até 2 meses no congelador ou freezer.

Não deixe a comida ficar mais de duas horas em temperatura ambiente ou mais de uma hora em temperaturas acima de 30°C. Alimentos não cozidos, como saladas ou sanduíches frios, também devem ser consumidos ou refrigerados imediatamente.

Para os salgados empanados e que devem ser fritos — como coxinha, quibe e bolinho de queijo — a recomendação é deixá-los no congelador por até três meses.

Após devidamente empanados ou devidamente pré-assados, você precisa distribuir os salgados em caixas plásticas e levar ao freezer para congelar. Uma dica muito importante é não colocar várias camadas uma sobre a outra para que não danifique seus salgadinhos até que endureçam.

O produto com camada externa ou interna de gelo, ao encontrar o óleo muito quente, derrete rapidamente e a água em contato com o óleo pode causar explosão. Por isso, o ideal é deixar o produto descongelar antes de fritar, assim evita o contato do gelo com o óleo quente e reduz o tempo de contato do salgado com o óleo.

Sim, todo salgado frito pode ser congelado. Ou seja, você pode produzir e guardar no congelador desde as populares coxinhas até os kibes, bolinhas de queijo, risoles, croquetes e afins.

4 dias

Se ele deve ser consumido no mesmo dia ou não. A maioria dos sabores tem o prazo de validade de 3 a 4 dias de acordo com o tanto de vezes que ele é retirado da geladeira.

Óleo na temperatura correta
Salgados congelados devem ser fritos em óleo com temperatura entre 180º e 200ºC. Abaixo desta temperatura, os salgados podem ficar encharcados ou estourar.

3 minutos

Mesmo congelado, o salgado já está pronto, a fritura serve somente para fritar a camada de empanamento e esse calor é que vai ser o responsável pelo aquecimento do recheio, então lembre sempre que é bom esperar entre 2 a 3 minutos antes de servir os convidados.

As embalagens para armazenar salgados devem ser bem vedadas, com pouco ar, e no máximo duas camadas de empilhamento para o congelamento não ser mais difícil. Na hora de descongelar esses alimentos, só se deve abrir as embalagens na hora exata de ir ao forno ou óleo.