Quantos dias dura o cio da cadela?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

21 dias

Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.

Em geral, o período de cio da cadela dura de 15 a 20 dias. Ao contrário do que acontece com os humanos, os cachorros só entram no cio algumas vezes por ano. De forma geral, as cadelinhas costumam entrar no cio duas vezes em um ano, mas esse intervalo pode variar para cada animal.

Período fértil da cadela
Apesar de ser muito comparada com a menstruação feminina, o cio tem algumas particularidades: a cachorra só pode engravidar enquanto está nesta fase e, diferente da menstruação, o cio não ocorre em ciclos mensais, e sim em períodos que podem variar entre 6 e 8 meses.

Durante a fase conhecida como estro, de duração de aproximadamente nove dias, ocorre a ovulação, e é o período “fértil” da cadela, em que ela aceita o macho. Essa fase dura em torno 70 dias e acontece independentemente de haver gestação ou não.

Para acalmar o cachorro no cio não basta deixar a cadelinha longe de locais que tenham outros cães. Você deve evitar, também, que ela tenha contato visual com outros cães. Isso, afinal, pode tanto atraí-los quanto descontrolá-las. O contato visual possui estímulo para cães e cadelinhas.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres. É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

A administração oral de cabergolina na dose de 5µg/kg/dia, durante aproximadamente duas semanas, pode ser usada para indução de estro em cadelas no anestro, com taxa de concepção satisfatória para diferentes raças e grupos etários (Verstegen et al., 1999.

É habitual que durante a época do cio da cadela possam surgir problemas de comportamento, por isso, os sintomas mais comuns de uma cadela no cio são: Estresse; Agressividade; Tristeza.

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto.

“Normalmente, na primeira ninhada a fêmea pode ter um número reduzido de filhotes, pois seu organismo ainda está em fase de amadurecimento”, diz. Por isso, não estranhe se, ao cruzar o pet uma segunda vez, ela tenha mais filhotes.

sessenta dias

Geralmente, após sessenta dias do primeiro cio, a cadela já pode ser castrada.

Saiba que a cadela pode engravidar na primeira cruza. Porém, se desejar filhotes dela, você pode deixá-la cruzar mais algumas vezes com o macho para garantir que ela emprenhe.