Quantos dias dura diarreia de virose infantil?

Perguntado por: raragao . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

A diarreia pode durar uma a duas semanas. Os sintomas do astrovírus são parecidos com os de uma infecção por rotavírus leve.

Viroses gastrointestinais
O tratamento geralmente é baseado em medicamentos para aliviar dores e febre, além da reposição de água, fundamental em caso de diarreia.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

O recomendado como tratamento para viroses é o repouso e, principalmente, a hidratação. Isso porque entre os principais sintomas da virose está a perda de líquido, seja por diarreia ou vômito.

Toda criança com diarréia deve ser avaliada em uma unidade de saúde, e a principal complicação da doença diarréica é a desidratação. São sinais de perigo: piora da diarréia, vômitos repetidos, muita sede, febre alta, recusa de alimentos, sangue nas fezes, e diarréia que dura mais de cinco dias.

A diarreia infantil deve virar uma preocupação quando os sintomas apresentados são suficientes para considerar o quadro duradouro ou grave: seis a oito episódios de evacuação por dia ou diarreia com mais de dois dias de duração. Nesses casos, a ida ao médico é bastante recomendada.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Porém, vale lembrar que as viroses são mais leves e passam em alguns dias, reduzindo a intensidade logo nas primeiras 72 horas. Caso o quadro piore nesse período ou não ofereça melhora em cerca de 10 dias, pode ser necessário passar por nova avaliação médica para garantir o bem-estar do paciente.

Beber muitos líquidos, como água, chás, sucos, soro caseiro e sais de reidratação oral, evita a desidratação nos casos em que há vômitos e diarreia. Principalmente nos casos de virose em bebês, crianças e idosos, é preciso estar ainda mais atento ao risco de desidratação.

Sede constante, agitação, cansaço, moleira afundada, boca e pele secas, lábios rachados, olhos fundos, choro sem lágrimas, diminuição da quantidade de urina e urina muito concentrada e de cor amarelada são alguns dos sintomas de que seu bebê pode estar desidratado.

Repoflor Pediátrico 1g Legrand 4 Sachês é indicado na restauração da flora intestinal biológica e também como auxiliar no tratamento da diarreia causada pelo Clostridium difficile, em decorrência do uso de antibióticos e quimioterápicos.

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  • Tiorfan;
  • Avide;
  • Magnostase;
  • Passifuril;
  • Imosec.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

8 alimentos para comer quando se está com diarreia

  1. Batata. As batatas são ricas em cálcio, ferro e aumentam a efetividade do sistema imunológico. ...
  2. Cenoura. ...
  3. Banana. ...
  4. Maçã (sem casca) ...
  5. Melancia. ...
  6. Carnes brancas. ...
  7. Arroz ou caldo de arroz. ...
  8. Sopa de legumes.

“A diarreia, quando não tratada, pode levar à desidratação e perda de peso importante. Além disso, pode indicar sinais e sintomas de má absorção de alguns nutrientes”, comenta o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Os casos de diarreia apresentam, em geral, duração curta e são autolimitados. “Este período costuma variar entre cinco e sete dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Contudo, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda.

Esses dois males têm muitos sintomas em comum: enjoo, vômito, diarreia, febre, calafrios e dor de barriga e músculos. Mas há algumas diferenças e é bem possível percebê-las. Uma delas está na febre, que aparece só em alguns casos. Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias.

A virose tem cura e o tratamento é baseado em repouso e fortalecimento do corpo, para que o sistema imunológico seja capaz de eliminar o vírus mais rapidamente. As principais recomendações são manter-se bem hidratado, manter uma alimentação equilibrada e evitar atividades desgastantes.