Quantos dias dura coxinha na geladeira?

Perguntado por: umoura5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

O primeiro ponto que precisamos esclarecer é que qualquer tipo de salgadinho pode ser mantido congelado: coxinhas, risoles, quibes, bolinhos de queijo, bolinhos de carne, croquetes, empadinhas, pães de queijo, entre outros, podem ficar até três meses congelados antes de serem consumidos.

Coxinha de Frango Comum

TEMPERATURA DE ARMAZENAGEMVALIDADE
RESFRIADO (+ 8º C)3 Dias
CONGELADO (- 5º C)90 Dias

Caso você tenha fritado mais salgados do que irão ser consumidos, a nossa dica é que você evite guardá-los em potes na geladeira para comer ou servi-los depois.

Para os salgados empanados e que devem ser fritos — como coxinha, quibe e bolinho de queijo — a recomendação é deixá-los no congelador por até três meses.

Se boa parte dos ingredientes são armazenados em local seco, já os salgados e doces prontos vão sempre para a geladeira ou freezer. Embale os produtos de maneira adequada. O ideal é ter um equipamento para embalar a vácuo para aumentar a durabilidade de sua produção.

Armazene seus salgadinhos de maneira correta
Pode parecer chocante, mas você está fazendo errado! Depois de fritar, não armazene os salgados na geladeira, mas sim no congelador! Isso mesmo, congele os salgados depois de fritá-los e mantenha armazenado no congelador.

Não deixe a comida ficar mais de duas horas em temperatura ambiente ou mais de uma hora em temperaturas acima de 30°C. Alimentos não cozidos, como saladas ou sanduíches frios, também devem ser consumidos ou refrigerados imediatamente.

- Coloque os salgadinhos em uma assadeira de alumínio e deixe em fogo baixo (forno convencional) ou (70º no elétrico) aproximadamente por 10 a 15 minutos.

Datas de validade dos salgados
A validade padrão para o congelamento de salgados é de três meses. Em casos de componentes pouco perecíveis, esse prazo pode se estender, mas deve-se ficar atento para que a data-limite de seis meses não seja ultrapassada.

3 dias

Não se esqueça de deixar a massa secar por pelo menos 1 hora ou até que esteja firme como uma massa resfriada de pacote que compramos no supermercado. Depois do tempo de secagem coloque em sacos hermeticamente fechado e leve para a geladeira por até 3 dias ou ao congelador por 3 meses.

Já os salgados assados devem passar pelo forno antes de serem guardados no freezer, conforme alertamos acima. E justamente por conta dessa diferença que salgados fritos e salgados assados não devem ser congelados e armazenados juntos.

Sim, todo salgado frito pode ser congelado. Ou seja, você pode produzir e guardar no congelador desde as populares coxinhas até os kibes, bolinhas de queijo, risoles, croquetes e afins.

O produto com camada externa ou interna de gelo, ao encontrar o óleo muito quente, derrete rapidamente e a água em contato com o óleo pode causar explosão. Por isso, o ideal é deixar o produto descongelar antes de fritar, assim evita o contato do gelo com o óleo quente e reduz o tempo de contato do salgado com o óleo.

Para a coxinha ficar com aquele aspecto crocante por mais tempo, você vai precisar utilizar 3 ingredientes na hora de prepará-la. Separe água, amido de milho e farinha de empanamento. Ao invés de misturar leite com amido de milho, faça a substituição pela água.

Para os entregues fritos, para serem aquecidos na festa, de preferência faça num dia e entregue no dia seguinte. A validade é mesmo de um dia só. Quantidade: a maioria das pessoas encomenda salgadinhos por cento, para festas.

A melhor forma de embalar coxinha para vender congelada ou outros tipos de salgados congelados é usando uma bandeja de isopor e papel filme. Assim você só precisa colocar os salgados na bandejinha e fechar bem com o papel filme. Outra boa opção é embalar em um saco plástico.

Congelar salgados fritos
Assim como os salgados crus, os que já foram fritos serão congelados da mesma maneira: primeiro no tabuleiro e depois guardados em saquinhos separados. No entanto, depois de fritá-los, escorra toda o excesso de óleo e espere que eles esfriem antes de levar para o congelador.

Os salgados prontos são comumente embalados em uma caixa de papel, que pode ser personalizada com o nome ou o logotipo do seu negócio. Essa caixa de papel deve sempre ser forrada com papel manteiga ou papel alumínio.

Porque você não usou a temperatura adequada do óleo
Afinal, se ele estiver frio pode encharcar o produto; assim como se estiver muito quente, poderá causar explosões com mais facilidade. Então, o ideal é manter a temperatura entre 180 ºC e 200 ºC e mergulhar o salgado por inteiro para promover uma fritura uniforme.

Ao fazer uma coxinha, por exemplo, se a massa não for bem pressionada, ficará com ar dentro e isso gera pressão na hora de fritar. Por isso, o salgadinho acaba estourando. Algo similar acontece com as bolinhas de queijo. Isso porque, ao derreter, os queijos formam bolhas de ar e isso faz com que os salgados estourem.

Já a coxinha pode explodir devido ao seu formato de “gota”. Este formato gera uma pressão maior no salgado e, como todo produto recheado contém ar, ao produzi-lo nas máquinas, esse ar fica contido e tende a causar a explosão dos salgados.