Quantos dias devo tomar Cystex para infecção urinária?

Perguntado por: rcosta . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Eles amenizam os sintomas típicos dessas infecções – como ardor ao urinar, o desejo constante de ir ao banheiro e as dores abdominais. E são usados junto com o antibiótico por tempo limitado. A recomendação é que não sejam consumidos por mais que dois dias. >>

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade.

Durante a administração do medicamento, a urina poderá desenvolver coloração azul provocada pelo cloreto de metiltionínio (azul de metileno). Deve-se ter cuidado com todos os pacientes que possuem hipersensibilidade conhecida a um dos componentes da fórmula.

A recomendação é que não sejam consumidos por mais que dois dias.

Segurar a urina é uma das principais características que agravam o quadro de infecção, já que o esforço no órgão genital compromete e impede mais ainda que a bactéria seja expelida do organismo.

Uma recomendação muito comum é: se a pessoa está tomando antimicrobianos, ela deve fazer o exame de urina somente depois de completar 7 dias do fim do remédio ou conforme a orientação médica. Manter a rotina de hidratação normalmente.

Uso em adultos: recomenda-se ingerir 2 drágeas, 3 vezes ao dia, em horários que não coincidam com as refeições.

O ciprofloxacino, em geral, é indicado no tratamento de infecções bacterianas do trato urinário e respiratório.

– Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode começar no hospital com antibióticos mais potentes pela veia por 1 a 2 dias até os sintomas melhorarem.

De acordo com especialistas, são vários os sintomas, como dor ou ardência ao urinar, diminuição na quantidade de urina liberada, vontade frequente de ir ao banheiro e mudança no odor da urina.

Nos casos leves: em situações onde a infecção é considerada leve, o paciente pode fazer o uso de antibióticos via oral em sua casa, durante 1 a 2 semanas em médica.

Não é recomendado aumentar a dose terapêutica, pois em pacientes sensíveis poderá provocar bradicardia seguida de taquicardia, cefaleia, disúria e nefrite tóxica.

Cystex® é indicado como antisséptico das vias urinárias, em infecções do trato urinário agudas e para prevenir a formação de pedras de oxalato.

A bactéria que pode deixar a urina verde é a Pseudomonas aeruginosa. Entre os medicamentos que tornam a urina verde, os mais comuns são: amitriptilina, propofol, nitazoxanida, Sepurin® ou Cystex® (contêm Metenamina + Metiltionínio), metoclopramida e indometacina.

Recomenda-se ingerir 2 drágeas, 3 vezes ao dia, em horários que não coincidam com as refeições. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.