Quantos dias depois da cirurgia de hemorróidas posso ter relação?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Após aproximadamente duas a três semanas, volta-se ao normal. Relações sexuais após cirurgia de hemorróidas – A maioria dos homens ou mulheres com relação vaginal retorna uma semana após o procedimento. Para as relações anais, é prudente que avaliemos se já está cicatrizado completamente.

O período vai depender da técnica utilizada, mas no geral na primeira semana o repouso deve ser mais rigoroso. Carregar peso, caminhadas prolongadas, dirigir veículos são atividades que devem ser evitadas.

Cuidados pós-operatório
A higiene anal deve ser feita, preferencialmente, com água morna e sabão neutro. Use toalhas macias para secar o local após a higienização. Evitar ao máximo o uso de papel higiênico, pois ele pode causar fricção no local e piorar a cicatrização da cirurgia.

Por isso, quando o assunto é dor para evacuar, consumir fibra diariamente, pelo menos 25 gramas por dia, pode ser a dica mais eficiente para amenizar o incômodo.

Dieta rica em fibras vegetais, como frutas, verduras, legumes, cereais e grande ingestão hídrica. Laxativos que vão desde fibras (Metamucil, Plantaben, Fiber Mais, Fiber Norm), laxativos osmóticos (lactulona, polietilenoglicol), e laxativos mais potentes para pacientes muito constipados.

No pós-cirúrgico, o curativo será bem simples. Apenas uma gaze ou absorvente higiênico. Nos primeiros dias pode sair um pouco de secreção e a gaze deverá ser trocada para manter a região limpa e seca. A higiene é muito importante e deve ser feita com cuidado.

Sendo assim, o paciente deve sentar sobre um recipiente (bacia ou bidê) com água morna quente durante cinco minutos. Além de ajudar na higiene, o banho de assento promove o relaxamento da musculatura do ânus o que ajuda muito no tratamento da dor.

Durante o pós-operatório o sexo anal não é indicado. O médico vai liberar o paciente para voltar a rotina, inclusive atividade sexual, assim que estiver concluída a fase de cicatrização.

O tempo de duração do inchaço, um efeito do procedimento cirúrgico, varia em cada caso, mas segundo o também ortopedista Vinícius Magno, o edema geralmente desaparece entre duas a quatro semanas após a cirurgia. “Contudo, há casos em que o inchaço leva até três a seis meses para desaparecer.

Após a alta o paciente pode subir e descer escadas, desde que isto seja feito lentamente e com auxílio de um familiar, nos primeiros 10 dias depois da cirurgia.

O que comer depois uma cirurgia:
*Alimentos apropriados que são ricos em proteínas com pouca gordura são frango sem pele, carnes magras, peixe, ovos inteiros ou gemas de ovo, vegetais ou iogurte.

05 de outubro de 2020

  • Farelo de trigo. Segundo pesquisas, o farelo de trigo é considerado o alimento que possui melhor ação em casos de prisão de ventre. ...
  • Ameixa. ...
  • Mamão. ...
  • Farelo de aveia. ...
  • Água. ...
  • O que comer é tão importante quanto o que não comer.

Essa força descomunal pode causar inchaço inflamação nas veias do reto e do ânus – são as hemorroidas. Elas causam dor, desconforto e sangramento, além de coceira.

A posição mais aceitável de evacuar é a que o paciente se sentir mais confortável. Mas existem alguns estudos que dizem que a posição de cócoras é a mais natural”, informa o angiologista Jayme Ramos.

Anti-inflamatório para hemorroida: qual utilizar? Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Qual posição para cirurgia de hemorroidectomia? Para a cirurgia de remoção das hemorróidas geralmente a posição é a ginecológica ou litotomia. Em ambos os casos, o paciente terá o apoio de uma maca e ficará semi-deitado.

Apesar de ficar um pouco preso logo após o procedimento, o intestino geralmente volta a funcionar durante o processo de recuperação. A eliminação de gases acontece à medida que o intestino retoma sua função. Caso sinta desconforto proveniente disso, o uso de simeticona (Luftal) pode ajudar e não prejudica a cirurgia.