Quantos dias depois da Cesária posso dormir de lado?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Mesmo assim, não existe uma posição recomendada para todas, e você pode se deitar conforme for mais confortável. Para algumas seria de lado, para outras com a barriga para cima. Nenhuma é proibida e você pode dormir até mesmo de bruços, se não sentir dor.

Dor ou desconforto após a cesariana dependem muito de cada mulher em sua intensidade e duração, mas normalmente em até 2 semanas após o parto os principais sintomas e incômodos gerados pela cirurgia cessam.

1 – Repouso é fundamental
Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Depois de retirar a placenta há uma queda dos hormônios na mulher, ocorrendo a redução da libido, bem como da lubrificação vaginal. Além disso, a nova rotina, muito mais cansativa, pode fazer com que a mulher queira deixar o sexo em último plano.

A quebra de resguardo pode aumentar o risco de infecção vaginal e uterina na mulher e também tem riscos para o homem, que pode sofrer infecção prostática. Outro ponto importante é que mulheres que tiveram parto normal podem sofrer com dor e serem machucadas na penetração.

Como saber se a cesárea está cicatrizando? Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

Mantenha repouso absoluto
Os primeiros cinco dias após a realização da cesariana exigem da mulher um repouso absoluto. Isso significa que ela deve se abster de qualquer esforço e, quanto menos fizer, melhor. O ideal é que nesse momento ela aproveite para se dedicar exclusivamente ao bebê.

Boa parte dos médicos recomenda que, depois de uma cirurgia, a pessoa durma de barriga para cima para acelerar a cicatrização e evitar pressões sobre o curativo.

Cólicas, dor de cabeça e inchaço...
Outro sintoma frequente no pós-parto são os inchaços. “É comum principalmente nas pernas (tornozelos e pés). No caso de cesárea, o inchaço também é comum no local da incisão. Pode durar, em média, de duas a três semanas", afirmou o ginecologista.

Contudo, os médicos se preocupam também o período de uso da cinta. No caso, o obstetra Rosa Filho aconselha que isso seja realizado apenas 72 horas após o parto.

Os sintomas da inflamação ou mesmo infecção da cesariana são:

  • Vermelhidão no local.
  • Cicatriz quente e endurecida.
  • Dor ou ardência na região.
  • Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.
  • Alta sensibilidade ao se levantar, movimentar ou sentar.

O tempo recomendado para retornar a realizar atividade física é de 6 a 8 semanas. O mesmo período é recomendado para a mulher voltar a ter relações sexuais. Mesmo assim, a especialista alerta que o sexo pode ser difícil para algumas mulheres. "As relações podem ser desconfortáveis, seja após parto cesáreo ou vaginal.

O estresse no resguardo é natural, inclusive é uma fase da maternidade que todas passam – saiba que você não está sozinha. Por isso, nós reunimos algumas dicas de prevenção e como aliviar, conte com a gente para passar por essa fase, boa leitura!

A mulher não pode lavar a cabeça durante o resguardo? Mito! Antigamente se acreditava em uma crença de que o sangramento poderia reverter da vagina para a cabeça, deixando a mulher louca, o que não passa de um mito popular. No resguardo não há problema nenhum em manter a higiene em dia lavando os cabelos.

Olá! Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

Evite tomar sol no local. Durante pelo menos seis meses, é recomendado que você evite tomar sol na região do corte. Dessa maneira, o risco de escurecimento da cicatriz de cesária será minimizado.

Cesárea - A volta à atividade física pós-cesárea é bem mais complexa, por se tratar de um processo cirúrgico como outro qualquer. Exercícios pesados, como corridas, precisam ser evitados por três meses. Caminhadas e natação estão liberadas a partir de dois meses.

No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.

Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando. Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso.

– mamas com zonas vermelhas, quentes e dolorosas; – queixas urinárias como ardor ou vontade permanente de urinar; – náuseas e vómitos; – dor, edema e empastamento nas pernas (pernas duras); – dor no peito e tosse.

Sim, mas com cores claras e transparentes para não interferir nos cuidados com a mãe na hora do parto. A quantidade de oxigênio no corpo materno é geralmente monitorizado através de uma luz que atravessa o dedo indicador e esmaltes escuros atrapalham esta leitura.