Quantos dias demora para receber os produtos da Facily?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Normalmente, para os Produtos fornecidos pela própria Facily ou por Terceiros Fornecedores o prazo de entrega é de 20 (vinte) dias contados a partir da data da compra, podendo sofrer eventual dilatação a depender da operação da Facily.

A startup Facily (Android, iOS), criada pelo ex-vice-presidente do Facebook para a América Latina Diego Dzodan, tem uma proposta diferente. Ela é, sim, um marketplace digital, mas estimula vendas coletivas e não cobra comissão dos parceiros, o que garante preços baixos nas ofertas.

Por que é mais barato
O sistema da Facily funciona como uma compra coletiva, na qual os usuários compram conjuntamente para que os preços fiquem atrativos. Além disso, o frete é isento porque o produto vai para um dos 12 mil pontos de entrega nas nove cidades da operação.

Em dezembro do ano passado, a Facily afirmou que a marca foi resultado de seu rápido crescimento. Os problemas começaram em maio de 2021, quando as reclamações sobre produtos não entregues ou pagamentos não feitos começaram a chegar em massa ao órgão de defesa do consumidor.

Saldo Final: a Facily parece ser uma boa opção para economizar nas compras. Porém, os problemas com a demora na entrega e a dificuldade no atendimento são destaques relevantes. Por isso, a plataforma da Facily não parece ser uma opção confiável para compras urgentes ou que a entrega tenha que ser muito rápida.

De acordo com a Facily, os preços são reduzidos e não há cobrança de frete, já que o produto não vai diretamente até você, mas será entregue em algum ponto de retirada cadastrado próximo. É possível encontrar os pontos Facily mais pertos ao selecionar a opção “Selecione um ponto Facily”.

O Facily começou em abril de 2018. Os fundadores são Diego Dzodan, que trabalhou como vice-presidente do Facebook no Brasil; Luciano Freitas, ex-Airbnb e ex-Uber; e Vitor Zaninotto, ex-SAP. Dzodan diz que a inspiração surgiu em uma viagem à China.

Diego Dzodan

Startup de Diego Dzodan apertou muito o cinto e tem futuro incerto. Diego Dzodan, CEO da Facily. Foto: Divulgação. A Facily, uma startup de social commerce em destaque nos últimos anos, esteve muito perto de ter que fechar as portas em 2022, só tendo sobrevivido por uma série de medidas radicais.

Aquele que é um ponto de retirada Facily ganha uma taxa fixa que corresponde a R$1,00 diante a produtos, cujo seja maior que R$20,00. Além disso, existe uma comissão referente a 5% em produtos que o custo seja menor que 20 reais.

Com a pandemia do novo coronavírus, a Facily viu a demanda explodir. Assim como os problemas e as queixas. “Esse crescimento aconteceu sem que a plataforma estivesse pronta para comportar a demanda”, diz Dzodan. “Você pode ter US$ 1 bilhão em caixa para investir, mas coordenar as peças leva tempo.”

Todas as reclamações para Facily. Exibindo 10 de 236866 reclamações (todas as reclamações ativas da empresa Facily).

Caso não consiga juntar o número mínimo de participantes nos prazos, a compra é cancelada.

Em dezembro de 2021, pouco mais de três anos desde a sua fundação, a companhia atingiu o status de “unicórnio” (startup avaliada acima de US$ 1 bilhão).

Um ponto de retirada Facily ganha uma taxa fixa de R$ 1 Real para os produtos com valor acima de R$ 20 Reais e um comissionamento de 5% em cima dos produtos com valor abaixo de R$ 20 Reais. Esse valor é simbólico e o maior ganho possível para o empreendedor é o aumento da rotatividade de clientes diariamente.

Pedidos de até R$20,00 geram um ganho de 5% sobre o valor do pedido. Por outro lado, se o valor ficar acima de R$20,00, o parceiro recebe um valor fixo de R$1,00 por pedido.

O salário médio pago pela empresa Grupo Facility para o cargo de Vendedor (Brasil) é aproximadamente R$ 1.391 por mês, ou seja, 15% abaixo da média nacional.

O cadastro e anúncio das mercadorias no app não apresentam custos, mas o aplicativo cobra um percentual de 15% sobre o valor de cada produto vendido.

Veja o desempenho de Facily
A maioria das reclamações são sobre Estorno do valor pago, Propaganda enganosa, Atraso na entrega. De todos que reclamaram, 65.2% voltariam a fazer negócio, e deram uma nota média de 7.14 para o atendimento.

Os grupos da categoria Compre Junto, precisam de 4 a 5 pessoas para fechar. Super Grupo: Você escolhe o seu produto e adiciona no carrinho, o aplicativo vai te dar a opção de entrar em um grupo existente ou criar o seu próprio. Os grupos da categoria Super Grupo, precisam de 8 a 10 pessoas para fechar.

O Jusbrasil encontrou 3.634 processos que mencionam o nome Facily Soluções e Tecnologia LTDA.