Quantos dias demora para empresa chamar depois da entrevista?

Perguntado por: dbittencourt6 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A resposta para essa pergunta varia de caso a caso. De acordo com dados do próprio Indeed , publicados na versão norte-americana do site, 44% das empresas demoram até duas semanas para dar um retorno depois de uma entrevista, 37% levam uma semana, e apenas 4% dão um retorno no mesmo dia ou no dia seguinte.

As empresas sempre ligam em horários comerciais, normalmente entre 10h até podendo as 19h, portanto, se o candidato estiver participando de processos seletivos e receber uma ligação de um número desconhecido fora deste horário quando estiver dormindo, busque saber primeiramente qual é o nome da empresa que está de ...

Quando o entrevistador diz que vai ligar ou mandar um e-mail para você, é uma alegria ver isso acontecendo. Mas se não há esse acordo e alguém da equipe de RH faz contato para tratar dos próximos passos do processo de seleção para o trabalho, você pode se animar mais ainda!

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

A falta de colaboradores na área de recursos humanos e a sobrecarga de trabalho desses profissionais podem ser as principais causas dessa ausência ou demora em oferecer retorno num processo seletivo.

A melhor data para a admissão de novos funcionários é logo após o fechamento da folha de pagamentos de sua empresa, pois, dessa forma, esse novo funcionário estará na folha de pagamento do mês seguinte.

Piores erros da entrevista de emprego

  • Dar respostas vagas.
  • Não prestar atenção no job description.
  • Não saber nada sobre a empresa.
  • Não tomar cuidado com a postura (especialmente na entrevista por vídeo)
  • Não saber o que falar sobre você

Novas contratações geram meses de trabalho
Assim, pesquisas mostram que aqui no Brasil – o 2º país que mais sofre com contratações erradas –, os processos seletivos (da divulgação da vaga ao aperto de mãos final) podem demorar, em média, de oito a 12 semanas.

Segundo uma pesquisa conduzida pela plataforma de divulgação de vagas Indeed, o tempo médio de resposta em um processo seletivo é de 24 dias úteis. O prazo vai variar para mais ou para menos de acordo com o segmento do negócio, o perfil da vaga em questão e as características de cada processo.

6 erros comuns que podem te eliminar do processo seletivo

  • Erros básicos podem te eliminar no processo seletivo.
  • Esquecer de anexar o currículo. Currículos exageradamente longos podem eliminar do processo seletivo. Não pesquisar a empresa. Falta de pontualidade. Testes ou informações pendentes. Roupas inadequadas.

Quando insistir no retorno é uma dúvida frequente entre os candidatos. Tudo vai depender do que o recrutador disse na última conversa que tiveram. Mas, em geral, o recomendado é que você não insista antes de, pelo menos, uma semana.

Veja a seguir como perguntar se a vaga de emprego já foi preenchida.

  1. 1 – Espere o período adequado. Antes de saber como abordar o responsável pelo processo seletivo, é importante saber quando fazer isso. ...
  2. 2 – Utilize o canal previamente combinado. ...
  3. 3 – Escreva uma mensagem gentil e objetiva.

Sabendo uma data, fica mais fácil cobrar um feedback. Assim, se a empresa não te retornar em um período de 7 a 15 dias depois do processo seletivo, você pode solicitar uma resposta – de preferência através do mesmo canal que a empresa lhe convocou para a entrevista, ressaltando o seu interesse na vaga.

O processo de admissão de colaboradores pode ser bem demorado. Na maioria dos casos pode durar duas semanas, mas pode levar ainda mais de um mês.

1. Recrutamento de candidatos. O RH precisa entender as necessidades da empresa e garantir que elas sejam atendidas ao recrutar pessoas para ocupar vagas em aberto. Não é apenas colocar um anúncio de emprego na Catho: é necessário analisar o mercado, consultar as partes interessadas e administrar orçamentos.

É dessa forma que o RH segue cumprindo sua parte para que os resultados de cada contratação esperados possam ser atingidos. Entre outras medidas, tenha em mente que é preciso criar todas as contas e acessos que serão utilizadas pelo trabalhador, como por exemplo o e-mail corporativo.

Se o recrutador não der prazo e sumir, mandar um e-mail entre duas e três semanas após o último contato pode ser uma boa ideia. “Não existe uma receita de bolo, o que vale é usar o bom senso. Fazer o acompanhamento do processo não significa ligar a cada três dias para saber se há alguma novidade”, diz.

A empresa cancelou o processo seletivo.
Pode acontecer muitos imprevistos durante um processo seletivo, entre eles cancelar ou pausar as entrevistas, é bem comum isso acontecer, geralmente o recrutador não comunica os candidatos pois nunca se sabe se a posição irá reabrir.

E SE O RECRUTADOR NÃO DER PRAZO? Se após 2 semanas da entrevista você não tiver uma resposta, poderá procurar pela empresa. Lembre-se do bom senso e empatia, você pode acompanhar seu processo seletivo, mas não seja muito insistente.

O período em que a maioria das áreas (42%) mais contrata é o terceiro trimestre, ou seja, entre julho e setembro. Isso não significa que o início do ano não seja importante para quem busca uma recolocação profissional.

Procurar emprego é uma tarefa para o ano todo. No entanto, o maior número de oportunidades poderá ser encontrado no primeiro trimestre. Janeiro, Fevereiro e Março são meses em que as grandes empresas iniciam o ano fiscal.