Quantos dias deixa de ser recém-nascido?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

28 dias

Até quando o bebê é considerado recém-nascido? Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

PERIGOS DURANTE O PASSEIO
O maior problema é colocar a criança em contato com agentes infecciosos, já que, quando nascem, os bebês não estão com sua imunidade plenamente formada”, explica Cid.

Um recém-nascido não deve receber visitas nos primeiros 28 dias de vida. Só devem ser permitidas visitas dos familiares mais próximos ou amigos muito chegados. Não dê palpites.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Segundo o pediatra Dr. David Geller, a maioria dos bebês começa a sorrir socialmente entre 6 e 12 semanas de idade. A princípio, esses sorrisos sociais serão raros e distantes entre si, mas aos 5 ou 6 meses de idade, muitos bebês dão sorrisos que iluminam os lugares e atraem estranhos no supermercado.

Com o bebê é a mesma coisa: ele ainda não sabe que nasceu e leva de 3 a 4 meses para começar a entender que toda vez que chora, a mãe vem de fora para atendê-lo.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Recém-Nascido: 50 centímetros e 3,3 quilos. 1 mês: 55 centímetros e 4,2 quilos. 2 meses: 57 centímetros e 5 quilos. 3 meses: 61 centímetros e 5,7 quilos.

Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves. Isso se dá ao fato de o bebê já ter tomado as principais vacinas.

Em casa, as visitas são recomendadas após os primeiros 3 meses do bebê, depois que ele recebeu as primeiras vacinas. A chegada de um bebê gera uma grande expectativa não só para os pais, mas para todos os familiares e amigos.

Os riscos do bebê dormir na cama dos pais é maior quando o bebê tem cerca de 4 a 6 meses de idade, por conta de hábitos dos pais que podem provocar o sufocamento ou esmagamento do bebê. O mais recomendado é que os bebês de até 6 meses durmam em um berço colocado perto da cama dos pais.

Os locais mais indicados para passear são ao ar livre, preferencialmente no período entre oito e dez horas e após às 16 horas.

A Unicef recomenda que o bebê durma no mesmo quarto que os pais, no berço, pelo menos até os 6 primeiros meses de vida. A indicação se baseia em pesquisas que mostram que estar próximo à mãe facilita a amamentação e, ainda, reduz os riscos de morte súbita.

Em geral, orientamos restrição das visitas no primeiro mês de vida do recém-nascido, por se tratar de um momento delicado de adaptação para o papai, a mamãe e o bebê. Pela imaturidade imunológica e adaptação à vida extra-uterina, o bebê não deve ter contato com muitas pessoas.

O que é: Doença infecciosa aguda, grave, não contagiosa, que acomete o recém-nascido (RN) nos primeiros 28 dias de vida. É conhecido popularmente como tétano umbilical e “mal de sete dias”.

Durante os primeiros três meses de vida, é como se o bebê continuasse a gestação, só que fora da barriga. Por isso, recriar as condições que ele tinha no útero ajuda a deixá-lo mais calmo. E o colo (e a proximidade da mãe) é o principal fator para confortá-lo. Portanto, colo não estraga o bebê, pelo contrário!

Ele enxerga melhor de 20 a 25 centímetros a sua frente, ou praticamente a distância de seus braços ao seu rosto. Olhe para ele de perto quando segurar o bebê, que observará enquanto você o aconchega nos braços, fala e canta para ele.

Mal saiu da barriga da mamãe e o bebê já consegue ver os pais: mas a sua visão é desfocada, só vê bem os objetos que estão próximos (a uma distância de 30 a 50 cm). As cores estão limitadas às tonalidades de cinza. Após algum tempo, o bebê consegue focar a visão e reconhecer a mãe!

Nos primeiros dois meses de vida, os olhos de uma criança podem parecer cruzados ou vaguear para os lados. Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento.

Estudos nos mostram que os recém-nascidos são precocemente responsivos à mãe: sorriem, estabelecem contato visual, ficam atentos quando ela fala, chegam a imitar as expressões faciais da mãe.