Quantos dias de vida pode sair com recém-nascido?

Perguntado por: rcortes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves. Isso se dá ao fato de o bebê já ter tomado as principais vacinas.

Nesse período, ele deve conseguir acompanhar objetos em movimento e tentar se comunicar com sons, além de choro. Essa também é a fase em que a coordenação está se desenvolvendo, aqui o bebê pode segurar e sacudir brinquedos.

O sistema imunológico do recém -nascido nessa fase é pouco desenvolvido. Sendo assim, a criança fica mais exposta aos vírus, bactérias e outros agentes causadores das doenças. Então, sair com bebê de casa antes da hora, pode acabar sendo arriscado para a saúde dele.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

Onde o bebê deve dormir? Nos primeiros meses de vida, o bebê pode dormir no mesmo ambiente que os pais, mas a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que seja no seu próprio berço. Durante as primeiras semanas, é possível que ele só pegue no sono nos braços dos pais ou quando eles estão por perto.

Dificuldade em mamar / sucção débil / vómito; Hipotonia acentuada / sonolência persistente, que interfere com a alimentação; Cheiro fétido ou rubor periumbilical; Diarreia (dejeções aquosas, abundantes e numerosas, diferentes das dejeções do leite materno);

A Igreja Católica recomenda que seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e pode atrapalhar a cerimônia.

Compartilhar: As vacinas que o recém-nascido deve receber são as seguintes: Vacina de Hepatite B, que é intramuscular, até 12 horas após o nascimento; BCG para Tuberculose, intradérmica, até 1 mês de vida.

Com quantos meses pode levar o bebê na praia? De acordo com especialistas, a partir dos seis meses, a criança já está preparada para um passeio na praia. Antes disso, a pele ainda é muito sensível à água salgada, podendo ter reações como alergia, coceira e irritação.

Primeiro mês de vida – Desenvolvimento do bebê mês a mês
Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira.

Fase 3: Nascimento dos dentes e introdução alimentar
Esta fase pode ser mais crítica, de acordo com cada bebê ou família. É o momento de duas mudanças significativas na vida do pequeno. Primeiramente, o nascimento dos dentinhos pode ser irritante por conta da coceira nas gengivas.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Para evitar que o bebê fique com assaduras ou até mesmo o risco de infecção urinária, o bebê pode ficar com a mesma fralda por até três horas, desde que não esteja suja de cocô.

O bebê quando nasce possui células do sangue da mãe, o que faz a criança ter quantidades de células vermelhas adequadas ao tamanho dela, quando elas são destruídas em grande abundância, a cor amarela começa a aparecer.