Quantos dias de repouso para desvio de septo?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Mantenha o repouso pelo tempo necessário: “A gente normalmente orienta o afastamento do trabalho por 15 dias. Se for um serviço mais administrativo, pode voltar antes, em 7 ou 10 dias. Mas, em relação ao esforço físico, o mínimo é 15 dias.

O retorno às atividades mais intensas deve ser postergado até, pelo menos 45 dias da cirurgia. Atividades leves, como a caminhada podem ser retomadas entre duas e três semanas, de acordo com a liberação do médico.

O que esperar no pós-operatório
Respiração: o nariz ainda pode ficar entupido por 1-2 semanas, o que é evitado com a lavagem nasal.

Nos primeiros 2 dias deve-se dormir com a cabeceira elevada (dormir com 2 travesseiros). Se quiser coloque compressa gelada ou bolsa de agua gelada na região do nariz 3x ao dia com duração de 15 minutos.

O desvio de septo pode voltar depois da cirurgia
Isso pode acontecer nos casos que citamos em que crianças realizam a septoplastia. Como o desenvolvimento facial e o crescimento do osso e da cartilagem do septo delas ainda não foram finalizados, ele pode continuar crescendo e se desenvolver com desvio novamente.

Sim, a cirurgia de septoplastia e a cirurgia de amigdalectomia requerem intubação para poder realizar o procedimento.

A cirurgia demora cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio. Uma tala de silicone é deixada no nariz por uma semana, quando então é retirada no consultório. Não se faz necessário o uso de tamponamento nasal, porém, excepcionalmente pode ser necessário.

Como fica o nariz após a septoplastia? Em casos que o desvio é interno, não há mudança no formato do nariz após a cirurgia. A única alteração será interna, pois as narinas estão desobstruídas e será possível respirar com qualidade após um mês da cirurgia.

É recomendável evitar qualquer gesto que demande muito dos músculos da face e em especial dos lábios nos 7 dias iniciais deste pós-operatório. Assim, a recomendação é que, tanto os atos mastigatórios, quanto sorrisos, beijos e demais gestuais mímicos sejam feitos de forma leve.

Os riscos estão presentes, como em qualquer tipo de cirurgia, e podem incluir: hemorragias nasais; perfurações septais; manutenção do desvio de septo em algum grau mesmo que pequeno.

A rinosseptoplastia tem um preço médio de R$ 14.000, mas vai depender do hospital, do médico e do tipo de cirurgia realizado. Deve-se prestar atenção a todos os cuidados necessários no pré e pós operatórios, o sucesso do procedimento depende em grande parte da dedicação por parte do paciente.

EVITE ESPIRROS!
Isto pode levar a remoção abrupta de uma crosta, provocando um sangramento nasal.

usaram uma classificação de desvio de septo nasal com base na relação do septo nasal com a concha inferior.

  • Desvio de septo grau I: o desvio não atingiu a concha inferior.
  • Desvio de septo grau II: o desvio atingiu a concha inferior.
  • Desvio de septo grau III: o desvio atingiu a parede lateral e comprimiu a concha inferior.

No pós operatório de cirurgia nasal, o ideal é fazer lavagem( irrigação) com soro fisiológico 0,9% , enchendo uma seringa de 10-20 ml e esvazia-lá dentro de cada narina, evite inclinar a cabeça para trás. Isso pode ser repetido a cada 2 horas ou de acordo com a preferência do seu cirurgião ou necessidade.

O retorno do desvio do septo após a cirurgia é uma complicação não habitual, mas que pode ocorrer. Quando feito por um bom cirurgião, treinado e experiente, é muito difiícil que haja tal complicação. Podem permanecer pequenos desvios sem causar problemas obstrutivos.

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS
Pode dirigir normalmente no segundo dia de pós-operatório; É normal o nariz ficar ligeiramente obstruído (tipo resfriado) por 2 dias (se resolve com medicação);

E, assim como a apneia do sono, o desvio no septo também pode ser uma das principais causas do ronco, uma vez que o congestionamento nasal e a obstrução das vias dificultam a passagem do ar que é inalado.

O desvio de septo nasal é uma condição que pode ocasionar obstrução nasal (sensação de nariz entupido), levando a pessoa a respirar pela boca, apresentar dificuldades para pegar no sono, roncos/ apneia, sono de má qualidade (fragmentado) irritabilidade e cansaço constante.