Quantos dias de repouso depois de uma cesárea?

Perguntado por: obrito7 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

A mulher precisa ficar pelo menos 5 dias de repouso e ir retomando a rotina aos poucos. É importante também sempre respeitar as dores, limitações e parar de fazer qualquer tarefa que gere incômodo ou dor.

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Tempo de repouso pós cesárea
A mulher precisa ficar pelo menos 5 dias de repouso e ir retomando a rotina aos poucos. É importante também sempre respeitar as dores, limitações e parar de fazer qualquer tarefa que gere incômodo ou dor.

Olá! Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

Quanto tempo é preciso ficar de repouso depois da cesárea? Nos cinco primeiros dias, a recomendação é de repouso absoluto. Ou seja, quanto menos esforço a mulher fizer, melhor. Depois disso, ela pode ir aos poucos voltando à rotina e retomando as atividades.

Em alguns casos, o inchaço pode durar até 8 dias, reduzindo aos poucos. Caso ainda fique muito aparente ou dure mais tempo, o ideal é procurar ajuda médica para o profissional avaliar a pressão arterial e verificar se existe alguma alteração relevante no corpo.

Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito. A mulher não terá nenhum prejuízo para sua saúde realizando esse cuidado de higiene pessoal, inclusive, pode lavar a cabeça logo após o parto.

A mulher não pode lavar a cabeça durante o resguardo? Mito! Antigamente se acreditava em uma crença de que o sangramento poderia reverter da vagina para a cabeça, deixando a mulher louca, o que não passa de um mito popular. No resguardo não há problema nenhum em manter a higiene em dia lavando os cabelos.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

Após o parto, as relações sexuais deverão aguardar, em média, 40 dias, tempo para o organismo da mulher se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar ressecada e poderá haver certo desconforto na relação sexual.

Você pode tossir, espirrar, ir ao banheiro. Isso não romperá os pontos. O que não é indicado é agachar-se.

Contras da Raqui
Sabe por quê? Porque na maioria das vezes, após a cirurgia a mamãe não pode levantar a cabeça, pelo risco de cefaleia pós raqui. A enxaqueca além de forte é frequente, por isso é pedido às mamães que não levantem o tronco, de forma a evitar o incômodo.

Contudo, os médicos se preocupam também o período de uso da cinta. No caso, o obstetra Rosa Filho aconselha que isso seja realizado apenas 72 horas após o parto.

A dor na barriga logo após a cesárea, é leve na maioria das vezes2, algumas vezes pode-se sentir pontadas e perceber a área dolorida como se fosse a dor de uma batida onde o local fica arroxeado. Levantar-se e sentar-se no primeiro ou segundo dia pode ser incômodo, mas não uma guerra.

As cintas pós-parto não são contraindicadas e as mulheres podem usar normalmente, logo após o parto. Há carência de estudos que comprovem seus benefícios, todavia, elas aumentam a segurança até que o abdomên retome sua rigidez característica, diminuindo a sensação que a mulher fica de “órgãos soltos na barriga”.

Sendo assim, algumas das suas roupas de gestante serão úteis nessa fase. As calças legging ou jeans com cós em elástico costumam funcionar bem, bem como batas e vestidos soltinhos. O ideal é que as roupas sejam confortáveis, sem elásticos ou botões que marquem a pele.

Peças sem costura, como as da coleção Nude, são ótimas para garantir ainda mais bem-estar, principalmente como uma opção de calcinha pós-parto cesárea, já que não terá o risco de o elástico ficar sob a cicatriz.