Quantos dias de repouso após TEC?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Após as 24 a 48 horas de repouso, oriento que a paciente possa retornar suas atividades normais. Deve evitar apenas, até porque foi submetida a procedimento cirúrgico (coleta de óvulos), atividades físicas ou esforços excessivos neste período de 12 dias pós-transferência. Espero que tenham aproveitado a leitura.

TEC (transferência de embriões congelados) de três dias: Use a data da coleta e adicione 266 dias (ou 38 semanas). Depois, você precisa subtrair três dias (para embriões). Às vezes a idade dos seus embriões é superior a três dias, por isso é importante subtrair a idade exata.

O embrião leva cerca de 7 dias para chegar ao útero e realizar a nidação.

Não é necessário nenhum repouso após transferência embrionária. Isto significa que os trabalhos mostram que a atividade física não interfere nos resultados deste tratamento. Você pode andar, subir escadas, dirigir sem restrições.

Depois de realizar a transferência embrionária, o momento é de repouso e cabe esperar que os embriões, que agora estão no útero materno se fixe estabelecendo as conexões que confirmarão o sucesso do tratamento com o positivo da gravidez. Neste momento, não é recomendável a realização de exercícios pesados.

Consuma mais uva, maracujá, cenoura, frutas vermelhas e tomate, dê preferência para os orgânicos. Contudo, não é só a dieta que é importante, mas também o hábito de vida desses casais. A dieta alimentar pode melhorar a qualidade dos gametas, embrião e do endométrio, favorecendo a implantação.

Nos casos de transferência de embrião a fresco, ou seja, no mesmo ciclo em que foi feita a estimulação ovariana, a mulher deve fazer o teste cerca de 14 dias após a coleta de óvulos.

Após a transferência do embrião, é esperado que aconteça a sua implantação no útero dando início à gravidez. Conhecido como nidação, este é o momento em que o embrião se fixa no tecido que reveste a camada interna da cavidade uterina.

Desta forma, o sintoma mais comum da nidação é um pequeno sangramento. Isto ocorre pois o útero que foi preparado pelos hormônios femininos para receber o embrião está muito irrigado. Assim, quando o embrião se fixa no endométrio, alguns vasos sanguíneos podem se romper, gerando a perda de sangue.

O importante é não ficar obcecado pelos sintomas, porque eles podem ser variáveis, algumas mulheres não terão nenhum sintoma durante as 2 primeiras semanas, as vezes até a 6ª semana. Lembre-se que muitas mulheres engravidam e não fazem ideia nos primeiros meses porque não apresentam nenhum sintoma.

Ao final da 8. ª semana após a fecundação (10 semanas de gravidez), o embrião é considerado um feto. Durante esse estágio, as estruturas que já se formaram crescem e se desenvolvem.

Além disso, entre o 7º e 9º dia após a implantação, pode ocorrer um escape menstrual. Este é um grande indicativo de que a transferência dos embriões foi bem-sucedida.

Um casal que se submeta ao tratamento antes dos 35 anos de idade da futura mamãe, cujos gametas produziram um embrião de qualidade, tem aproximadamente 50% de chances de sucesso na primeira tentativa.

Outro sinal da implantação embrionária são as cólicas, que acontecem devido processo de fixação do óvulo fecundado no útero. Enquanto algumas pessoas sentem cólicas no abdômen, na pelve ou na região lombar, outras não sentem nada.

Um dos principais fatores que podem interferir no sucesso do tratamento é a idade. Acima dos 36 anos, a reserva ovariana diminui e, consequentemente, também é menor a possibilidade de obter a quantidade adequada de óvulos pela estimulação ovariana.

A evolução da gravidez após a FIV e o resultado positivo não difere da gestação espontânea e é comum ter alguns sintomas de cólicas, aumento da freqüência ao urinar, náuseas, cansaço, sono e irritabilidade. Isso ocorre devido à grande quantidade de hormônios produzidos.

Cuide da alimentação
Prefira o consumo de alimentos cozidos, bem como uma dieta com pouca carne vermelha e mais rica em peixes, frutas e verduras. Assim, uma alimentação rica em antioxidantes, como a dieta mediterrânea, pode aumentar as chances de uma gravidez para mulheres em tratamento de Fertilização In Vitro.

Entretanto, depois do FIV, além de se exigir da paciente ficar alguns momentos deitada logo em seguida ao fim do procedimento, é importante que haja repouso parcial de 24 a 48 horas. Assim, devendo evitar atividades intensas ou o levantamento de pesos.

Náuseas e tonturas
Este sintoma surge devido à dilatação dos vasos sanguíneos que provoca quedas de pressão arterial. Muitas vezes, as náuseas e tonturas também são resultado das alterações hormonais devido à preparação medicamentosa e ao processo de transferência embrionária.

As pacientes que estão em tratamento que farão transferência de embrião não devem fazer uso de anti inflamatórios.

Alimentos ricos em compostos bioativos
Os alimentos indicados são: uva, maracujá, cenoura, frutas vermelhas e tomate.