Quantos dias de atraso é considerado menopausa?

Perguntado por: lnovais . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Por definição, consideramos que a mulher está na menopausa quando ela completa 12 meses sem menstruar, o que normalmente ocorre entre 45 e 52 anos.

Algumas condições médicas de longo prazo, como hipertireoidismo, síndrome do ovário policístico, diabetes e doença cardíaca, também podem fazer com que a menstruação cesse ou se torne irregular. Muitas mulheres têm ciclos irregulares devido à variação natural.

Para muitas mulheres, a chegada da menopausa provoca irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes.

Na menopausa, a paciente tem sua produção dos hormônios estrogênio e progesterona afetada por causa da interrupção da ovulação. Como a gestação só é possível a partir da fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide), engravidar na menopausa de forma natural é praticamente impossível.

Uma menstruação pode ser considerada realmente atrasada quando ultrapassam 7 dias da data esperada da menstruação. Para as mulheres que estão passando por atraso menstrual e se questionam se menstruação atrasada pode ser gravidez, é possível realizar testes de farmácia ou exames de sangue para detectar a gestação.

Lembre-se também que nem todo sintoma é gravidez e nem toda a gravidez apresenta sintomas. Muito importante falar isso também: há mulheres que realmente não tem nenhum sintoma e não tem o mínimo indício de gravidez além do atraso menstrual.

Dor nas costas, pernas e braços, redução da força muscular e menor aptidão física são alguns sintomas da queda nos níveis de estrogênio.

Aproximação da menopausa
Para mulheres por volta dos 40 anos, um atraso na menstruação pode ser o primeiro sinal da aproximação da menopausa.

Se a mulher tem ciclos curtos e regulares como 21 dias por exemplo, 24 ou 25 dias de ciclo pode ser suficiente para tirar a dúvida e fazer um teste. Em ciclos longos e pontuais a partir de 35 dias, também seria tolerável um atraso de 4 ou 5 dias.

Algumas vezes, o teste pode dar negativo mesmo depois do atraso, e só com alguns dias consideráveis de atraso menstrual é que o HCG dá o ar da graça. Isso costuma acontecer com alguma frequência3, pois certas mulheres ovulam depois da data prevista e aí o hormônio da gravidez pode demorar a aparecer na urina ou sangue.

É normal ter cólica fora do período menstrual quando se trata de um sintoma da ovulação. No entanto, todo desconforto intenso e persistente requer cuidado profissional, independentemente do agente causador.

As mulheres que estão na menopausa normalmente têm corrimento vaginal mínimo como resultado de níveis mais baixos de estrogênio. Em mulheres que estão na pré-menopausa, é normal ter cerca de meia a uma colher de chá (2 a 5 mL) de corrimento vaginal branco ou claro, espesso, semelhante a muco e principalmente inodoro.

Ultrassonografia pélvica
A ultrassonografia pélvica é um exame não invasivo e fundamental para avaliar as estruturas pélvicas, já que permite visualizar a vagina, o colo uterino, o útero, as tubas uterinas e os ovários.

O FSH é o hormônio que controla o ciclo menstrual e estimula a produção de óvulos durante a idade fértil. Na análise, alto nível de FSH no sangue (30,0 UI/L) significa que a função ovariana e a fertilidade diminuíram. Essas características indicam que a menopausa está começando.

Importante: Mulheres com menopausa instalada não engravidam, mas em fase de inicio de menopausa, climatério sim, podem engravidar. A gestação já em estágio de climatério é possível mas deve ser cercada de cuidados. Isso porque o organismo pode não suprir o corpo com as dosagens hormonais necessárias na gravidez.

A menopausa se caracteriza como o estágio da vida da mulher onde a menstruação deixa de acontecer e com ela a ovulação, tendo como resultado que já não é possível engravidar naturalmente. Isso ocorre em um intervalo que pode levar poucos meses ou inclusive anos.

Quais as chances de se engravidar naturalmente? Não é comum que mulheres acima dos 40 anos fiquem grávidas com facilidade. Os dados mais recentes disponíveis no registro de Nascidos Vivos do Datasus indicam que gestações a partir dos 50 anos tem incidência ainda menor.

Teste Negativo Após Atraso Menstrual
Em geral um atraso de até 15 dias pode ser devido a um ciclo sem ovulação, ovulação tardia ou mesmo bebês danadinhos que levam mais tempo para a nidação.

É o seguinte, com as mãos bem lavadas e limpas, elas colocam o cotonete no canal vaginal e, em seguida, conferem a tonalidade e consistência da secreção na ponta de algodão. A questão é que, normalmente, com a proximidade da menstruação, o cotonete sairia com um tom rosado, marrom ou até mesmo vermelho.