Quantos dias de atraso é considerado inadimplente?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
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A diferença de uma dívida em atraso e de um valor inadimplente é o tempo. O atraso é mais curto e só se torna inadimplência após cerca de 90 dias. Então, vamos deixar claro: nem todo endividado é inadimplente, mas todo inadimplente esteve endividado primeiro.

Você é considerado inadimplente quando tem pagamentos atrasados que estavam com prazo previamente marcado. Por exemplo: você tem conta de água e luz para acertar no dia 10, mas não fez isso. A partir do dia 11 já é considerado inadimplente.

Seja educado. Ser educado é o básico ao cobrar um cliente inadimplente. Muitas vezes, tratar bem o devedor já aumenta as chances de ter a dívida paga. Além disso, ao tratar um consumidor com grosseria e falta de educação, constrangendo-o e usando palavras ofensivas, o cobrador corre o risco de receber um processo.

O índice de inadimplência é um indicador que mede o nível de pagamentos atrasados de uma empresa. Para padronizar a medição, é comum fazer o cálculo com base nos valores que estão em atraso há mais de 90 dias.

42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Parágrafo único.

O QUE ACONTECE SE O CLIENTE NÃO TIVER SALDO? Caso, na data do vencimento, o cliente não tenha saldo, o valor não será pago pelo banco. Mas, caso a conta tenha limite de cheque especial, a conta poderá ser paga e o saldo ficar no negativo.

No entanto, o Código Civil estabelece limites legais para essa cobrança. No caso de uma relação consumerista (compra e venda no comércio entre empresa e consumidor final), o juros de mora deve ser limitado a 1% do valor total da transação ao mês. A lei também estabelece que os juros sejam cobrados por dia de atraso.

Se você tem alguma conta que venha a vencer, você é devedor. Já para ser considerado inadimplente, você precisa ter uma conta vencida que não pagou. Ser inadimplente quer dizer que você não cumpriu com a data de pagamento e além de ser penalizado com juros por atraso, o score no SPC/Serasa é afetado.

Segundo dados das operações de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN), disponibilizadas pelo Banco Central, a taxa aceitável de inadimplência é de 5%.

Dependendo do tamanho do negócio, seria muito trabalhoso enviar um e-mail ou ligar para cada cliente inadimplente. Contudo, você pode utilizar um sistema de gestão de cobranças. Assim, solução automatiza o processo de envio de lembretes ou de mensagens alertando para o atraso de conta.

TT é o total de pagamentos cobrados no período. Depois, basta dividir os pagamentos inadimplentes pelo valor total e multiplicá-lo por 100. O resultado será a porcentagem de inadimplência com a qual sua empresa está convivendo.

O que acontece se atrasar a fatura do cartão de crédito? Quando você atrasa o pagamento da fatura do seu cartão de crédito, além de entrar automaticamente no rotativo do cartão – tipo de crédito oferecido ao cliente quando ele não faz o pagamento total da fatura até o vencimento – você também pagará juros.

Como cobrar de um cliente em 8 passos

  1. Tenha controle de todas as vendas e valores a receber. ...
  2. Envie lembretes antes do vencimento. ...
  3. Escolha o melhor meio. ...
  4. Esteja atento ao Código de Defesa do Consumidor. ...
  5. Seja educado. ...
  6. Faça um contato impessoal. ...
  7. Ofereça boas condições. ...
  8. Utilize um link de pagamento.

Olá, é do [NOME DA EMPRESA], não se esqueça de seu horário agendado para [DATA] às [HORA]. Por favor, ligue para [TELEFONE] se não puder vir. Até logo!

4 tipos de inadimplência

  1. Devedor negligente. É o tipo de inadimplente que não tem uma vida financeira organizada e por essa razão esquece dos pagamentos. ...
  2. Devedor ocasional. ...
  3. Devedor viciado. ...
  4. Mau pagador.