Quantos dias de atestado terçol?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Quem tem terçol pode trabalhar? O paciente com terçol não precisa se afastar de suas atividades diárias, salvo raras exceções, na qual apresente sintomas sistêmicos que o incapacite, como febre alta ou dor local de grande intensidade e acometimento .

1) Compressa com água morna: Um pano limpo umedecido com água morna por 10 minutos sobre o Terçol todos os dias, além de aliviar as dores, ajuda no processo de drenagem da secreção contida no nódulo. 2) Compressa com bolsinhas de chá: as propriedades contidas nas folhas do chá também ajudam a curar o Terçol.

No caso do terçol, geralmente ele drena e desaparece espontaneamente cerca de 2 ou 3 dias depois de instalado o quadro. O calázio geralmente começa com inchaço e vermelhidão muito semelhantes ao terçol, mas geralmente a dor é mais leve. Também em 2 ou 3 dias, o quadro costuma regredir espontaneamente.

Produção excessiva de secreção nas glândulas é uma das causas do terçol. Ele aparece quando há excesso de oleosidade na base dos cílios. Por isso, homens e mulheres com pele oleosa e os adolescentes com desregulação de hormônios são mais propícios de terem a inflamação da glândula e, consequentemente, o terçol.

Sem tratamento, ele cresce e se inflama cada vez mais, causando dor e inchaço na pálpebra. Aprenda como identificar o terçol quando ele está se iniciando e o que fazer para evitar que ele continue a crescer.

Quem tem terçol pode trabalhar? O paciente com terçol não precisa se afastar de suas atividades diárias, salvo raras exceções, na qual apresente sintomas sistêmicos que o incapacite, como febre alta ou dor local de grande intensidade e acometimento .

O calázio ou chalázeo é uma inflamação da pálpebra frequentemente confundida com terçol pelas pessoas, afinal essa última condição é mais conhecida popularmente.

O terçol ou hordéolo é uma infecção bacteriana das glândulas sebáceas e sudoríparas, localizadas nas pálpebras. A lesão, arredondada em forma de nódulo, aparece na borda da pálpebra, perto dos cílios. Provoca dor, vermelhidão e calor no local.

Se não melhorar em três ou quatro dias, o médico pode receitar antibióticos e anti-inflamatórios em forma de colírio ou pomada, como ciprofloxacino, dexametasona e prednisolona.

Use uma compressa quente
Uma compressa quente é a maneira mais eficaz de tratar um terçol. O calor ajuda a dissolver o pus e o óleo, de modo que possa drenar naturalmente. Molhe um toalhete limpo com água morna. Certifique-se de que a água não está muito quente.

Mantenha a higiene da região e aplique compressas quentes
Outra medida bastante eficaz para reduzir o inchaço e ajudar o organismo a drenar a secreção presente no terçol é a aplicação de compressas quentes, umedecidas com água ou chá.

O mito tem resistido à passagem do tempo, provavelmente por permitir obter resultados positivos, em alguns casos, já que o calor local é a base do tratamento. Mas a mezinha não é de todo aconselhada pelos médicos. Usar a aliança pode queimar a pele e o uso de compressas mornas consegue um melhor efeito.

O terçol normalmente amadurece e estoura em um período de quatro a cinco dias, desaparecendo sozinho em até duas semanas. Se não tratado adequadamente, ele pode reaparecer.

R: A duração do atestado médico para conjuntivite varia conforme a gravidade da condição e o tipo de conjuntivite. Geralmente, o período de afastamento pode variar de 2 a 7 dias.

Recomende ao paciente que faça compressas com água filtrada morna ou soro fisiológico várias vezes ao dia, deixando sobre o olho de 10 a 15 minutos, para que a secreção seja drenada espontaneamente. Reforce que não se deve furar ou espremer o terçol, bem como não utilizar colírios sem consultar um médico.