Quantos dias de atestado Quando torcer o pé?

Perguntado por: lalmeida . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

A recuperação deve ficar entre seis a oito semanas.

A torção, ou entorse, é a perda parcial da congruência articular. E a luxação é perda completa da congruência articular, seja ela de forma repentina ou duradoura”, resume o ortopedista Vinícius Magno.

Assim, pode ser considerado que o tempo de recuperação da luxação patelar é de 6 a 12 semanas após o início do tratamento. Se houver lesão da cartilagem, por outro lado, pode ser necessária uma cirurgia e, então, o processo de reabilitação levará de 4 a 6 meses para permitir que a cartilagem cicatrize adequadamente.

A dor é imediata e forte após o entorse, não conseguirá caminhar ou até exercer força no pé (pôr o pé no chão ou “pisar”). Assim, quanto maior a dor e o edema (inchaço), mais grave será a lesão e consequentemente mais demorada será a fase de reabilitação.

E se eu não tratar? Uma das complicações temidas do entorse de tornozelo é a ocorrência de fraturas associadas. Caso não diagnosticadas a tempo o paciente terá seu processo de recuperação e retorno a atividades atrasado e há grande risco de desenvolver sequelas irreversíveis.

Se tocar a pele sobre um ligamento causar dor intensa, provavelmente o ligamento está rompido. Se tocar a pele sobre um osso causar dor, o osso pode estar fraturado. Inchaço e espasmos tornam difícil a avaliação do tornozelo.

Para aliviar a dor, pode-se tomar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno.

Manter repouso para não forçar a área, de preferências colocando o para cima para melhorar a circulação; Colocar compressas de gelo, pois ajudam a anestesiar o local, diminuindo a dor e o inchaço; Enfaixar a área para imobilizar o tornozelo; Tomar para melhorar a inflamação e inchaço, caso haja indicação médica.

O grande problema de não tratar adequadamente uma torção é que ela pode evoluir para a instabilidade no tornozelo. “A pessoa começa a sentir dor na região durante as atividades físicas, caminhada e até mesmo quando fica parada em .

Portanto, a luxação é quando o osso se desloca da articulação por conta de uma lesão com impacto, e o entorse se refere ao alongamento demasiado dos ligamentos, já a contusão é apenas uma lesão em tecidos moles pelo trauma.

Há três tipos de torção: entorse em eversão, entorse em inversão e entorse em rotação.

A entorse causa dor, inchaço e coloração azul da pele. Isto é devido à ruptura de pequenos vasos sanguíneos na área que faz com que os tecidos circundantes estejam repletos de sangue.

Sintomas da entorse
A pessoa que sofre uma entorse sente uma dor intensa no local lesionado, bem como pode perceber a formação de edema, inchaço e vermelhidão na pele. O local fica sensível, existe a possibilidade de inflamar e, muitas vezes, há dificuldade para realizar movimentos.

O inchaço geralmente regride em alguns dias. Para uma entorse de grau 2, onde ocorrem micro lesões ou ruptura parcial dos ligamentos do tornozelo; pode ser necessária imobilização para permitir mais tempo para a cura.

O que é uma entorse? Uma entorse é uma ruptura ou estiramento doloroso de um dos ligamentos. Os ligamentos são faixas de tecido curtas e resistentes, que seguram seus ossos nas articulações. Uma entorse é leve, moderada ou grave, conforme o ligamento estiver distendido, parcialmente rompido ou completamente rompido.

Tipos de entorses mais comuns
A entorse lateral do tornozelo é a entorse mais comum sofrida durante o esporte, variando de 70 a 90% de todas as entorses. O ligamento talofibular anterior é o único ligamento lesado em 73% das entorses de tornozelo.

A lesão mais comum é conhecida como entorse, que acontece quando uma pisada é feita de mal jeito e acaba alongando os ligamentos do tornozelo de forma muito brusca. Esse movimento causa fissuras, desencadeando um processo inflamatório, que resulta em inchaço e hematomas.

Entre os sintomas de luxação, podemos destacar:

  1. dor forte e intensa na articulação;
  2. dificuldade de movimentar a articulação;
  3. inchaço no local afetado;
  4. mudanças no formato da articulação (pode ficar mais inchada ou mais torta, por exemplo);
  5. hematomas, dependendo da causa da luxação.

Luxação de pé
São vários os ossos que mantêm contato entre si e pela ruptura do ligamento que os une, perdem o contato. Isso gera muita dor, desvio do alinhamento do pé e, geralmente, é indicado um procedimento para recolocar o pé no lugar.

Ressonância. A ressonância magnética é o melhor exame para a visualização do ligamento cruzado posterior e suas características. Esse exame é particularmente bom na fase aguda, pois conseguimos ver todas as características do trauma (inchaço, lesões associadas, tamanho e localização da lesão do LCP).

CATAFLAMPRO XT EMULGEL é indicado para aliviar a dor e reduzir os sintomas da inflamação (incluindo dor e inchaço) em diversas condições que afetam músculos e articulações, tais como Lesões de ligamentos, músculos e articulações (por exemplo entorses, distensões, contusões, artrites, dores nas costas, lesões causadas ...

Continuar lendo É torcer ou torcer?