Quantos dias de atestado para quem está com dengue?

Perguntado por: ivargas9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Período recomendado no domicílio entre 10 a 14 dias.

Repouso e hidratação constante são medidas fundamentais para a recuperação de quadros com dengue e, quando não seguidos podem causar desidratação grave, problemas no fígado, no coração, neurológico, respiratório, além da dengue hemorrágica.

Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da ...

O esforço físico abaixa ainda mais a imunidade, então ele corre o risco de um mal maior. A imunidade é muito baixa com a doença, então tem um nível de plaquetas pequeno. A dengue abaixa o volume de plaquetas, aí com o esforço físico também há uma baixa de plaquetas, e isso leva a agravar o quadro”, explica o Dr.

Portanto, evite consumir ABRICÓ, AMEIXA FRESCA, AMÊNDOA, AMORA, BATATA, CEREJA, GROSELHA, LIMÃO, MAÇÃ, MELÃO, MORANGO, NECTARINA, NOZES, PASSA, PEPINO, PÊSSEGO, PIMENTA, TANGERINA, TOMATE e UVA. Os alimentos que têm ação antitrombótica são: ALHO, CEBOLA, GENGIBRE.

O hemograma e o coagulograma são exames que geralmente o médico solicita para diagnosticar um paciente com dengue, principalmente a dengue hemorrágica.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave.

Após o desaparecimento das manchas pode surgir um prurido palmo-plantar (coceira na palma das mão e planta dos pés). Os sinais de alerta e o agravamento do quadro costumam ocorrer na fase de remissão da febre.

Como acontece a infecção
Com a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado, o vírus da dengue penetra na corrente sangüínea. Durante um período de quatro a sete dias, chamado de incubação, o vírus se multiplica em órgãos como baço, fígado e tecidos linfáticos.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

No calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade. Isto explica o aumento de casos de dengue no verão. O mosquito fica onde o homem estiver, prefere picá-lo a qualquer outra espécie e gosta de água acumulada para colocar seus ovos.

A infectologista Juliana Barreto explica que as principais queixas após um quadro de dengue que não se tornou grave são mialgia (dor muscular) e fraqueza generalizada, que podem durar meses. Já em casos de internação, o acometimento hepático está entre as possíveis complicações.

Rash da dengue
O rash é um sinal que ocorre em mais da metade dos pacientes, geralmente após o 3º dia de febre. As manchas na pele são tipicamente avermelhadas, planas e distribuídas por tronco e membros.

O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Como diferenciar a dengue de outras doenças? Diferentemente da gripe e da covid-19, a dengue não costuma causar problemas no trato respiratório, como: – dor de garganta; – congestão nasal; – espirros; – tosse.