Quantos dias de atestado para gastroenterite?

Perguntado por: abarbosa4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Os doentes com gastroenterite não devem ir à escola ou ao trabalho até pelo menos 48 horas depois da última diarreia ou vômito, para evitar infectar outras pessoas.

Além disso, em 2018 a lei Nº 13.767, acrescentou que um colaborador pode se ausentar até 3 dias a cada 12 meses de trabalho, para realização de exames preventivos de câncer, desde que essa ausência seja devidamente comprovada. Essas foram as alterações na lei trabalhista que também dizem respeito ao atestado médico.

CID 10 - A09 - Diarréia e gastroenterite de origem infecciosa presumível - iClinic.

Os doentes com gastroenterite não devem ir à escola ou ao trabalho até pelo menos 48 horas depois da última diarreia ou vómito, para evitar infetar outras pessoas.

CID Z76.3 no atestado médico
O CID Z76.3 deve ser incluído no atestado médico caso o acompanhante de um paciente solicite o documento. Cabe ressaltar, no entanto, que a lei trabalhista tem limitações para obrigar um empregador a aceitar um atestado com esta especificação.

Não é aceitável que tenhamos trabalhadores febris, com secreções aéreas intensas, diarreia ou vômito circulando na empresa.

Giardíase, quando a diarreia durar pelo menos 14 dias e houver cistos ou trofozoítos nas fezes ou no aspirado intestinal.

Para isso, o trabalhador deve buscar auxílio médico diante da existência de sintomas e condições que prejudiquem a prestação de serviços com a devida qualidade de vida. Também, que possam colocar em risco a saúde ou vida dos demais trabalhadores locais.

Entre as principais podemos citar:

  1. Acidentes de trabalho. ...
  2. Dor por motivos posturais. ...
  3. Lesões no joelho. ...
  4. Hérnia inguinal. ...
  5. Depressão e estresse. ...
  6. Doenças cardíacas. ...
  7. LER. ...
  8. Problemas urológicos.

5 em atestados médicos. O uso do CID Z76. 5 em atestados médicos deve ser feito quando o profissional de saúde constatar que o paciente está fingindo alguma doença para solicitar o documento, com o intuito de não comparecer a algum compromisso.

Apesar de a gastroenterite usualmente se apresentar como um ataque repentino transiente de diarreia, se ela persistir pode levar a uma desidratação severa, que pode virar uma emergencia médica.

A gastroenterite viral é uma infecção do trato gastrointestinal por um vírus, geralmente o rotavírus. Em geral, ela é autolimitada, mas se não tratada pode resultar em morbidade e mortalidade secundárias à desidratação, desequilíbrio eletrolítico e acidose metabólica.

O diagnóstico é clínico ou por cultura de fezes, embora PCR (polymerase chain reaction) e imunoensaios sejam cada vez mais utilizados. O tratamento é sintomático, embora algumas infecções parasitárias e bacterianas requeiram tratamento anti-infeccioso específico.

Governo recomenda que pessoas com viroses gripais devem se afastar do trabalho. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), publicou no Diário Oficial do Espírito Santo desta terça-feira (17) a Portaria 036-R, que estabelece protocolo clínico para síndromes respiratórias gripais.

Da seguinte maneira:

  1. gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. ...
  2. gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue. ...
  3. gastroenterite parasitária: desencadeia diarreia subaguda e, em alguns casos, crônica.