Quantos dias de atestado para extração de dente do siso?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Geralmente, é recomendado que você tire um ou dois dias de folga do trabalho depois de remover um dente do siso. Você não precisará de um atestado médico de seu médico ou dentista para isso.

Mantenha o repouso
Assim que o procedimento é encerrado a pessoa pode voltar para casa, já que a anestesia usada é apenas local. Mesmo assim, é preciso manter um tempo de repouso, evitando esforços. Nas primeiras 24 horas é ainda mais importante se abster para que não ocorram inchaços ou sangramentos.

O atestado odontológico é um direito do cirurgião-dentista, constituído em lei, e também do paciente que precisa ter resguardado o direito ao repouso após a realização de algum procedimento invasivo ou doloroso.

Tirar o siso não muda ou afina o rosto.
Ou seja, você não perceberá qualquer alteração no rosto.

O principal movimento que se deve evitar é abaixar a cabeça. Para garantir que não aconteça nenhum sangramento forte, ao repousar, deixe a cabeça sempre erguida”. A compressa com gelo ou bolsa térmica gelada nas primeiras 24 horas também é muito importante para evitar ou diminuir o inchaço proveniente da extração.

Extrair dente siso é perigoso? Não, mas exige cuidados. Antes de fazer a retirada do siso, o dentista irá fazer uma série de exames de raio x para verificar o posicionamento desses dentes. Há casos, inclusive, em que os dentes não chegam nem mesmo a surgirem por falta de espaço.

Qual o dente mais perigoso de extrair? Não há um dente específico perigoso para extração, mas dentes mal posicionados podem representar um risco de fratura mandibular.

De maneira geral recomenda-se repouso no dia do procedimento e no dia seguinte. Porém, se o paciente trabalha fazendo esforço físico, ou no sol, o tempo de recuperação necessária geralmente é maior. Cinco dias é o tempo apropriado para voltar a realizar todas as atividades, inclusive as físicas.

No geral, a extração do dente siso é considerada um procedimento bastante tranquilo pelos dentistas. Mesmo que alguns pacientes tenham medo até de falar sobre o assunto, a cirurgia é segura e, sendo realizada por um profissional capacitado, tem tudo para ser um sucesso.

Normalmente, são extraídos dois dentes sisos por vez. Mas caso o profissional avalie a necessidade de extrair os quatro, a cirurgia é feita. Lembrando que ela pode ser mais invasiva.

O período de tempo contido no atestado deve ser exatamente o período de tempo que o paciente permaneceu na clínica, visto que esse documento pode gerar intercorrências legais.

Em relação ao problema dentário, consta na legislação que o cirurgião dentista pode atestar falta ao trabalho, no setor da sua atividade profissional. Se a incapacidade for outra, o empregado terá que procurar um médico que avalie o caso para decidir se é passível ou não de atestar a ausência ao trabalho.

1 – Perda de dentes devida a acidente, extração ou a doenças periodontais localizadas. CID K08. 1 é o código para Perda de dentes devida a acidente, extração ou a doenças periodontais localizadas, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Saiba mais sobre os benefícios da extração do siso
“Como os sisos são dentes que nem sempre estão oclusos, a extração deles pode evitar a má oclusão, inflamação e cistos, dor e perda de função”, alerta a profissional.

Os alimentos quentes serão permitidos somente após as primeiras 24 horas do pós-operatório do siso. Depois deste período, você também pode realizar compressas de água quente na região para relaxar os músculos.

É normal que o inchaço ocorra em torno da boca e das bochechas, até mesmo sob os olhos, e em volta das maçãs do rosto. Geralmente, aparece entre 5 e 12 horas após a cirurgia e pode durar até 3 ou 4 dias. Então seja paciente! O inchaço pode ser tratado para minimizar a dor e o desconforto.

Agora, caso seja um siso que você já pretenda tirar, pode ser que ele opte por retirá-lo ainda que inflamado e infeccionado. Se ele estiver com muita infecção, o dentista poderá prescrever antibiótico antes da cirurgia, para combater a condição. Ou optar por drenar o pus do local.

Essa inflamação é conhecida como pericoronarite. Os principais sintomas são dor ou inchaço do tecido da gengiva ao redor do dente do siso; mau hálito ou gosto ruim na boca; febre ou calafrios frequentes; inchaço na região; espasmo muscular no maxilar.

Ou seja: os dentes do siso não podem nascer antes que as mandíbulas se desenvolvam completamente e tenham espaço suficiente para abrigá-los em segurança. Porém, humanos têm uma anatomia diferente de macacos, o que dificulta esse entendimento.

Segundo a profissional, não existe nenhuma contraindicação direta para a remoção dos 4 dentes em um único procedimento cirúrgico. “Normalmente realizamos as cirurgias por etapas, fazendo dois elementos por vez”, diz ela, “mas é possível realizar a cirurgia dos 4 sisos no mesmo momento”.