Quantos dias de antibiótico para otite?

Perguntado por: abeiramar4 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Através do guia de Antibióticos Em Otorrinolaringologia Pediátrica, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda o uso da amoxicilina para o tratamento da otite média aguda. O documento prevê a prescrição do fármaco por um período de dez dias, com reavaliação entre o sétimo e o décimo dia de tratamento.

Os antibióticos mais frequentemente utilizados na otite média aguda são: Amoxicilina; Amoxicilina com ácido Clavulânico (mais eficaz contra as bactérias produtoras de B-lactamase); Cefuroxima ou Ceftriaxona.

Os sintomas de infecções de ouvido geralmente melhoram nos primeiros dias, e a maioria das infecções desaparece sozinha dentro de uma a duas semanas sem qualquer tratamento. No entanto, algumas evidências sugerem que o tratamento com antibióticos pode ser útil para determinadas crianças com infeções no ouvido.

Normalmente, em dois ou três dias, a febre desaparece, mas a audição pode exigir mais tempo para voltar ao normal. Apesar do período indicado de observação, é importante ficar atento à evolução do quadro, pois se a infecção não for tratada pode haver perda total da audição.

Nem sempre o uso de antibióticos e sprays nasais tratam a otite de repetição. Nesse caso, o otorrinolaringologista avalia com o paciente a possibilidade de realizar um procedimento cirúrgico chamado timpanoplastia, uma vez que a infecção pode ter causado uma perfuração no tímpano.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

Assim como na questão do horário, o período indicado aponta quanto tempo é necessário para garantir que a bactéria seja eliminada do organismo. Então, se o médico prescreveu que o antibiótico seja consumido por 7 dias, o ideal é tomá-lo por 7 dias, não por 5, mesmo que os sintomas já tenham desaparecido.

Ela causa dores, vermelhidão, inchaço e dificuldade auditiva. Embora seja facilmente tratada, a otite pode se tornar crônica e levar à perda auditiva. Em casos extremos, é recomendada a cirurgia que drena o líquido e melhora consideravelmente a audição do paciente.

O uso de antibióticos é recomendado quando houver moderada a intensa otalgia, febre acima de 39º e duração maior que 48 horas. O antibiótico inicial de escolha é a Amoxicilina (875mg a cada 12 horas) por 7 a 10 dias.

Não há diferença entre a resposta clínica ao tratamento com amoxicilina (90mg/kg/d) e azitromicina (30mg/kg) (NNT: 11). Há melhor resposta clínica ao tratamento com amoxicilina (90mg/kg/d) nos casos de associação de S. pneumoniae e H. influenzae (NNT: 1,3) 6(A).

Geralmente, a amoxicilina já começa a agir dentro de 1 a 2 horas após a sua ingestão. No entanto, o tempo necessário para que os sintomas da infecção melhorem costuma ser de 24 a 48 horas, dependendo da gravidade da infecção e da resposta individual do paciente ao medicamento.

O médico pode fazer uma drenagem ou limpeza local, mas também é possível a aplicação de remédios diretamente no canal auditivo, para dissolver a secreção e facilitar sua absorção pelo corpo. No caso do catarro ser causado por uma infecção bacteriana, pode ser necessário administrar antibióticos.

OTO-XILODASE® alivia a dor de ouvido, é uma solução antiinfecciosa e anestésica local, para instilar no ouvido, nos casos de otite.

Nas otites médias, os pacientes se queixam de dor de ouvido, podendo apresentar ou não secreção na orelha, perda auditiva e sintomas gerais como febre, irritabilidade, agitação noturna, dor abdominal, vômitos, diarreia, diminuição na ingestão de líquidos e alimentos e sonolência. Como é o realizado o diagnóstico?

Neste caso, ela deve procurar imediatamente um médico otorrinolaringologista. Quando não tratada da maneira correta, a otite de repetição pode evoluir para casos crônicos ou até mesmo provocar perda auditiva permanente.

Em uma infecção de ouvido típica, o ouvido médio (atrás do tímpano) se torna inflamado e enche-se de líquido. Isso é denominado otite média. Em geral, a maioria das otites de curto prazo ou agudas desaparece sozinha. Se elas continuam voltando, são denominadas recorrentes.

Interna ou labirintite
Além dos sintomas em comum com as outras otites, aqui os principais são a tontura e o desequilíbrio, além de zumbido no ouvido.

A dose total de 30 mg/kg deve ser administrada em dose única diária de 10 mg/kg, durante 3 dias. Uma alternativa para o tratamento de crianças com otite média aguda é dose única de 30 mg/kg.

A otite média aguda geralmente melhora em 1 a 2 semanas sem qualquer complicação. Algumas crianças podem sofrer infecções do ouvido médio repetidas, e essas crianças podem desenvolver complicações, como obstrução do canal auditivo ou uma infecção nos ossos em torno do ouvido.

Essa doença costuma ocorrer quando uma otite média aguda não tratada ou... leia mais ) ou o ouvido interno. Espalhar para o cérebro é extremamente raro, mas algumas pessoas desenvolvem meningite. leia mais ou um acúmulo de pus (abscesso.