Quantos dias após testar positivo posso fazer outro teste?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Você deve fazer pelo menos mais um teste para confirmar que não tem o vírus em seu corpo. Este pode ser outro teste de antígeno pelo menos 2 dias após o primeiro teste, ou um teste molecular.

Essas descobertas são reforçadas por uma pesquisa longitudinal, publicada pela Fiocruz Minas em maio de 2022, que avaliou os efeitos da covid-19 em 646 pacientes após 14 meses da infecção – ou seja, mais de um ano depois da infecção. Os resultados mostraram que metade dos pacientes continuou com sintomas.

se uma pessoa apresenta quadro gripal iniciado há um dia e faz o teste RT-PCR, pelo fato do pico da carga viral ser após 3 a 5 dias de sintomas, o exame tem chances de dar falso-negativo, mesmo com a pessoa estando doente.

Em que casos é recomendado repetir o teste? É recomendado repetir o teste quando você tem alta probabilidade de estar com a doença, mas seu resultado foi negativo em uma primeira amostra. Com o passar dos dias, a concentração do vírus nas vias aéreas pode aumentar e se tornar detectável pelo teste.

Esse prazo de quarentena deve ser de 10 dias, podendo ser reduzido para sete dias com exame negativo (não reagente ou não detectável) de teste rápido de antígeno, a ser realizado a partir do quinto dia desde o último contato com o caso positivo.

Clóvis Arns da Cunha, recomenda sete dias de afastamento em isolamento respiratório domiciliar para os pacientes com COVID-19 sintomáticos, desde que estejam sem febre nas últimas 24 horas e com melhora dos sintomas. Para os que se mantém sintomáticos no sétimo dia, manter o isolamento por 10 dias.

O tempo de sobrevivência irá depender das características dessa superfície, podendo variar de algumas horas a alguns dias. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que o vírus pode sobreviver por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável (inox), 24 horas em papelão e quatro horas em cobre.

Um estudo publicado no The New England Journal of Medicine mostra que o novo coronavírus pode permanecer em suspensão no ar por até três horas, mas ele sobrevive bem mais em superfícies. Os resultados sugerem que o vírus pode permanecer por dias em maçanetas de portas, bancadas e outras superfícies duras.

Caso leve. Caracterizado a partir da presença de sintomas não específicos, como tosse, dor de garganta ou coriza, seguido ou não de anosmia, ageusia, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, fadiga e/ou cefaleia.

Se a pessoa teve contato com alguém que testou positivo, a recomendação é se isolar, mesmo que não apresente sintomas.

Embora seja possível que um teste apresente um resultado negativo errado, especialmente se você estiver testando precocemente, um resultado falso positivo é extremamente raro. Dito isto, há exceções em que seu teste pode ser positivo sem que você esteja grávida.

Geralmente os anticorpos só são produzidos em quantidades identificáveis pelos testes 8 dias após a contaminação. Por isso, indicamos o teste rápido para confirmação do diagnóstico apenas 8 dias após o início dos sintomas.

Descanse, repouse, alimente-se bem e mantenha-se hidratado. Monitore sua febre, sua saturação de oxigênio no sangue (com oxímetro) e outros sintomas. Fique alerta para os sintomas graves, como falta de ar ou pressão no peito. Mantenha contato com seu médico.

Covid-19: reinfecção pode ter efeito cumulativo e causar mais complicações - 17/11/2022 - UOL VivaBem.

O tempo de duração da doença dependerá da particularidade de cada caso. Quando os casos são mais leves, em duas semanas ou até menos tempo, é possível se recuperar. Já em casos mais graves, o tempo de recuperação pode durar seis semanas ou mais.