Quantos dias após o parto pode engravidar?

Perguntado por: ocalixto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

As possibilidades de ovulação durante as primeiras 6 semanas depois do parto geralmente são muito baixas, mas não são impossíveis. Pouco depois da hemorragia pós-parto cessar e se a mãe não está amamentando exclusivamente, ela pode retomar a ovulação por volta das 10 semanas após a parto.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

Normalmente, o prazo para voltar a ovular normalmente é de 45, 50 dias. No entanto, há casos de gravidez no resguardo aconteceram com 30 dias ou acima deste prazo. Sem perceber, e até mesmo amamentando, a mulher pode ovular. Então a gravidez no resguardo pode acontecer caso ela tenha relações sexuais desprotegidas.

O anel vaginal contém progesterona e estrogênio, e pode ser inserido pela própria pessoa, na vagina. Esse tipo de contraceptivo pode ser usado por três semanas e retirado por sete dias para o período menstrual, mas também é possível fazer uso contínuo.

É possível engravidar durante o aleitamento materno, mas isso não é muito provável. As mamãe que amamentam a livre demanda, ou seja toda a vez que o bebê quer, e que o bebê está em amamentação exclusiva, tem uma chance muito baixa de gestação.

Alguns dos sintomas de gravidez normais que você sentiu da última vez podem reaparecer, como:

  1. Micção frequente.
  2. Enjoos matinais.
  3. Fadiga.
  4. Desejos e aversões alimentares.
  5. Alterações de humor.
  6. Constipação.
  7. Congestão nasal.

Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Neste período a atividade sexual já não é recomendada, mesmo para parto normal sem intercorrências pelo aumento da chance de infecção puerperal. A maioria das mulheres não apresenta complicações no parto que possam influenciar sua sexualidade.

Relações sexuais são proibidas na quarentena
Verdade! Os vasos do útero, onde ficava a placenta, estão abertos e há um grande risco de contaminação e infecção. O atrito do pênis durante a penetração também pode causa dor e, por isso, o sexo deve começar gradualmente e bem devagar.

Muitas mulheres ficam grávidas algumas semanas após o parto ou até mesmo no resguardo, por isso conhecemos famílias com filhos que possuem quase a mesma idade. Portanto, é possível ter uma gravidez após parto, mesmo que o ciclo menstrual ainda não tenha retornado.

Isso é um mito. Embora o nível de prolactina – hormônio relacionado com a produção de leite materno – possa dificultar uma nova gestação, os especialistas não sabem explicitar até que ponto isso acontece.

Gestação não é contraindicação para amamentação. A gestante pode continuar amamentando se assim desejar e se a gravidez for normal. Deve-se aumentar o aporte calórico e de fluídos. Muitas crianças interrompem a amamentação espontaneamente durante a nova gravidez.

Outro sintoma comum é a presença de um líquido vaginal espesso e transparente, como clara de ovo, chamado muco cervical. Sensibilidade na vulva e nas mamas pode ser outro sinal de que a mulher está ovulando, assim como um aumento discreto na temperatura basal depois da ovulação.

A famosa “pílula do dia seguinte” pode ser usada com segurança por todas mulheres que amamentam e que tiveram alguma relação desprotegida ou falha de método.

Recorra à cirurgia plástica
A abdominoplastia é a cirurgia mais procurada pelas mulheres que estão insatisfeitas com o corpo após a gravidez. O procedimento remove a gordura e a pele em excesso em uma única cirurgia. Além disso, há melhora nas estrias da barriga, causadas, ou não, pela gestação.

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool.

Sexo pós-parto: como reativar a sexualidade
Respeitando o resguardo de 40 dias, a única regra na primeira relação depois do parto deve ser ir com calma e aproveitar. Uma boa dica é usar sex toys que você goste e já tenha, bem como lubrificantes.

Na gravidez, a mudança do corpo é radical e necessita de um tempo para que ele volte ao estado anterior. Principalmente o útero, pois ele aumenta muito além do seu tamanho original e isso pede um tempo mínimo de recuperação de aproximadamente 40 dias.

É um momento muito importante porque agora a mulher está em companhia do bebê e inicia a sua fase de adaptação. Além disso, ela precisa de um tempo para descansar e se recuperar, pois os órgãos reprodutivos retornam ao seu estado normal durante o puerpério.