Quantos dias após FIV vem a menstruação?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Quando acontece o sangramento? Aproximadamente entre seis e dez dias após a fecundação, coincidindo com período que em teoria a menstruação aconteceria se não houvesse gravidez.

TEC (transferência de embriões congelados) de três dias: Use a data da coleta e adicione 266 dias (ou 38 semanas). Depois, você precisa subtrair três dias (para embriões). Às vezes a idade dos seus embriões é superior a três dias, por isso é importante subtrair a idade exata.

Primeiros sinais de fecundação

  • Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça leve e persistente;
  • Seios inchados e doloridos.

Cerca de 30-40% das mulheres tem um sangramento leve após a transferência do embrião ao útero durante o tratamento de Fertilização In Vitro (FIV). Este sangramento ocorre no período que provavelmente está acontecendo a nidação, ou seja, o momento em que o embrião se fixa no endométrio.

Fixação do embrião (Implantação)
Sua implantação deve ocorrer nos 3 dias seguintes à sua chegada na cavidade do útero.

Algumas podem demorar a sentir como também não sentir nada, afinal cada corpo e organismo reage da sua maneira.

Mediante um teste de gravidez negativo após a FIV, é bastante comum que a sensação de impotência, desesperança, insegurança e incapacidade tome conta do dia a dia do casal. Por vezes, os envolvidos apenas desejam encontrar uma resposta para tal situação.

No primeiro ultrassom pela via transvaginal após o beta-hCG positivo (ao redor de 5 a 7 semanas) será possível detectar um saco gestacional de diâmetro médio de 5 mm, confirmar a correta implantação e a presença da vesícula vitelínica.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta.

De nove a onze dias após o procedimento de transferência de embrião para o útero na fertilização in vitro (FIV) já podem ser feitos os exames para confirmação da gravidez (urina ou sangue), como o beta hCG ou testes de gravidez convencionais de farmácia.

Consuma mais uva, maracujá, cenoura, frutas vermelhas e tomate, dê preferência para os orgânicos. Contudo, não é só a dieta que é importante, mas também o hábito de vida desses casais. A dieta alimentar pode melhorar a qualidade dos gametas, embrião e do endométrio, favorecendo a implantação.

Em quantos dias acontece a nidação depois da relação sexual? O embrião leva cerca de 7 dias para chegar ao útero e realizar a nidação. Mas precisamos voltar algumas etapas para entender esse processo. Ele é formado a partir da união dos gametas feminino e masculino, respectivamente o óvulo e o espermatozoide.

Chamamos de nidação o processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero. Esse processo pode causar um pequeno sangramento, o corrimento marrom, que é um indicador de gravidez e possui determinadas diferenças com a menstruação e o escape.

Transferência em estágio de blastocisto
Nos ciclos de FIV, a transferência do embrião de quinto dia está associada a maior taxa de gestação/transferência.

Podemos perceber que a ocorrência de sangramento após a FIV é algo bastante comum entre as pacientes submetidas ao procedimento. Além disso, é importante frisar o fato de que essa manifestação não representa o sucesso ou insucesso do procedimento de fertilização in vitro.

A evolução da gravidez após a FIV e o resultado positivo não difere da gestação espontânea e é comum ter alguns sintomas de cólicas, aumento da freqüência ao urinar, náuseas, cansaço, sono e irritabilidade. Isso ocorre devido à grande quantidade de hormônios produzidos.

Durante a FIV, é simulado o ciclo menstrual da mulher e a transferência é feita durante a janela de implantação. Nesse período, o endométrio está sob efeito do hormônio progesterona por 3 dias para receber o embrião em D3 e 5 dias para receber o embrião em D5 (blastocisto).

Outro sintoma comum quando da implantação do embrião é a cólica. Pelo fato do embrião estar penetrando cada vez mais fundo no endométrio é normal a mulher sentir desconfortos e leves cólicas durante o processo.