Quantos dias após a ovulação aparece o muco branco?

Perguntado por: emoreira6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Para uma mulher que tem o ciclo de 28 dias, o muco cervical com aspecto de clara de ovo deve estar presente do 10 ao 14 dias do ciclo, sendo esse o seu período fértil. Lembre-se que durante um ciclo menstrual de 28 dias a mulher irá ovular aproximadamente no 14 dia do ciclo.

À medida que a ovulação se aproxima, por exemplo, os níveis de estrogênio começam a aumentar, o que faz com que o colo do útero secrete mais muco de 'qualidade fértil', que possui uma aparência semelhante à da clara do ovo, tornando-o conhecido como 'muco cervical de clara de ovo'.

O corrimento branco leitoso pode ser natural ou significar infecção. Se não apresenta nenhum odor, pode indicar apenas lubrificação vaginal. Porém, acompanhado de coceira e grumos no corrimento, que deixam essa substância com aspecto a leite talhado, pode sugerir candidíase.

A ovulação dura 12 a 48 horas. A mulher é potencialmente fértil por até sete dias e talvez até 10 dias, de acordo com os estudos mais otimistas. Isso ocorre porque o espermatozoide pode sobreviver até cinco dias no trato reprodutivo feminino. Ovulação é quando um óvulo é liberado de um ovário.

Todo o processo do ciclo ovulatório é bem complexo1. Os órgãos reprodutores necessitam de hormônios para dar o start em 100% das vezes. Algumas vezes, esses mesmos hormônios não fazem um papel ideal no período fértil. Por isso, algumas mulheres também não veem o muco elástico quando estão férteis.

O tampão mucoso é uma secreção gelatinosa, produzida no início da gestação, que fica no orifício do colo do útero. Sua cor pode ser transparente, esbranquiçada, amarelada ou até mesmo avermelhada, por conta da eventual presença de sangue misturado ao muco.

Chamamos de nidação o processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero. Esse processo pode causar um pequeno sangramento, o corrimento marrom, que é um indicador de gravidez e possui determinadas diferenças com a menstruação e o escape.

O óvulo pode ser fertilizado somente até 24 horas depois da ovulação. Se isso não acontecer, os níveis de estradiol e progesterona diminuem, o corpo lúteo se degenera e o endométrio descama, dando início à menstruação e ao próximo ciclo menstrual.

À medida em que a ovulação se aproxima, muito mais muco cervical é produzido. É provável que a sua vagina comece a ficar muito mais úmida e o fluido se torne mais escorregadio à medida que a concentração de água aumenta. Em torno de dois dias, o muco se torna mais elástico e mais claro.

Menstruação chegando
A menstruação de uma mulher que não toma pílula, habitualmente vem a cada 25 ou 35 dias. No entanto, alguns pacientes podem ter um corrimento marrom cerca de 2 ou 3 dias antes da menstruação descer. Essa secreção é o começo da menstruação, sendo considerada normal.

Mas, nesse caso, é importante explicar que, durante o mês todo, o corpo libera uma secreção vaginal clarinha e sem cheiro, sobretudo no período fértil. No entanto, quando essa secreção vem mais escura, parecendo uma borra de café, aí pode correr e pegar sua calcinha pantys, amiga! A sua menstruação vem aí.

Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual. A união entre os gametas masculino e feminino gera uma célula primordial (zigoto), cujo núcleo é formado pela fusão dos pronúcleos do óvulo e do espermatozoide, que contêm, cada um, metade do material genético de um ser humano.

Depois da ovulação, uma gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou das trompas, não podendo ser fecundado. Os dias com maior risco para engravidar de todo o ciclo, são os 3 dias antes da ovulação. Incluindo o dia da ovulação.

Em diversos casos, é compreendido como período fértil entre os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação. Assim, se você tiver relação nesses dias, consequentemente tem maiores chances de engravidar. No entanto, se a relação ocorrer até 5 dias antes da ovulação, a fecundação também pode ocorrer.

Nem sempre que há ovulação e relação, obrigatoriamente, acontece a fecundação. Mesmo que o dia fértil seja cercado pelos espermatozoides, eles podem não conseguir penetrar a película do óvulo ou nem mesmo conseguir ultrapassar os obstáculos que enfrentam dentro do corpo durante a jornada da fertilidade.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

Depois da ovulação, a vagina volta a ficar seca até a chegada da menstruação. Essas práticas valem mais para o próprio conhecimento do corpo do que como método anticoncepcional.

A TPM é conhecida pela intensa variação de humor provocada pelo turbilhão de hormônios característico desse período. Ansiedade, irritação e crises de choro são frequentes, mas passam depois de alguns dias. Por outro lado, na gravidez, as variações de humor podem persistir do início até o nascimento do bebê.