Quantos dias após a nidação pode fazer o teste?

Perguntado por: vdias8 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A partir da nidação, a maioria dos testes se torna positivo após cerca de 3 dias. Após 7 dias, a taxa de garantia sobe para cerca de 98%. Sendo assim, o ideal, nesses casos, é fazer o teste a partir do primeiro dia de atraso menstrual.

Caso seja fecundado, o óvulo se torna um embrião e, após a nidação e formação da placenta, passa a produzir o hormônio hCG (gonadotropina coriônica). Se o óvulo não for fecundado, a produção do LH reduz em virtude da regressão do corpo-lúteo e ocorre a menstruação.

Essa etapa marca a implantação do embrião no endométrio, a camada interna do útero. Acontece cerca de 7 dias após a fecundação, da mesma maneira tanto na gravidez natural quanto na reprodução assistida.

O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.

4 Sintomas da fecundação

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Quanto aos sintomas, a nidação pode ser perceptível ou não, podem ocorrer cólicas leves, pequenos sangramentos – sangue escuro, vivo ou bem claro -, ou ainda um corrimento escuro ou caramelo, podendo ocorrer uma única vez, ou várias vezes, geralmente, em pouca quantidade.

Se você notar um sangramento de escape na data em que seria o início da menstruação e suspeitar que está grávida, faça um teste de gravidez. Se estiver grávida, converse com seu médico e mencione qualquer sangramento que você tenha, apenas para excluir outros fatores.

Demora cerca de 6-12 dias para o óvulo fecundado viajar até o útero e se prender na parede do útero no processo conhecido como implantação (1,8). O óvulo é empurrado em direção ao útero pelos cílios (1). O óvulo precisa se prender ao útero para designar uma gravidez de fato.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

O período entre a fecundação, até o início da nidação, dura em média 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo.

Enquanto o de nidação não apresenta fluxo, exibe pouca quantidade e dura entre dois e três dias, o sangramento oriundo da menstruação é contínuo, tende a ter um volume e quantidade maior, e pode durar entre quatro a sete dias.

Quando o corrimento marrom pode ser gravidez? A presença do corrimento marrom, alguns dias após uma relação íntima sem proteção, pode levantar a suspeita de gravidez. Entretanto, recomenda-se realizar os testes de diagnósticos disponíveis para a confirmação de forma assertiva e segura.

O sangramento de nidação é uma secreção que pode apresentar uma variação de cor, de rosa a marrom, que ocorre quando o embrião se fixa no revestimento uterino, após de 6 a 12 dias da concepção, quando ele está em fase de blastocisto.

BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo ou indetectável, não há indício de gravidez. BhCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido. É recomendado repetir o exame após três dias para ter certeza sobre a gestação. BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez.