Quantos dias aparece sintoma de conjuntivite?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

"Normalmente, os primeiros sinais da conjuntivite aparecem em até 48h depois da instalação do agente causador no organismo da pessoa. Normalmente, o tempo de incubação do vírus em nosso organismo leva de um a quatro dias, período em que a pessoa já está passível de transmissão, porém, sem sintoma algum.

Você já ouviu falar em blefarite? O problema é bastante comum e frequentemente confundido com outra doença ocular: a conjuntivite. E não é para menos, afinal, os sintomas são bastante semelhantes. Ocorre que essa confusão pode atrasar a busca por ajuda especializada, retardando o diagnóstico correto.

Como não pegar conjuntivite?

  1. Não coloque as mãos nos olhos. As mãos são as responsáveis por transmitir grande parte dos agentes causadores da conjuntivite, pois estão sempre em contato com o rosto e, muitas vezes, não foram higienizadas após pegar em objetos contaminados.
  2. Não utilize objetos de terceiros.

Conjuntivite tóxica
Essa forma da doença não é contagiosa e acontece quando o paciente tem contato direto com produtos que causam reação tóxica ao olho, como: produtos de limpeza, spray de maquiagens, lentes de contato, tintas para o cabelo, shampoo, dentre outros.

Tratamento da conjuntivite
Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Acima de tudo, não se automedique.

A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira. O olho não fica tão vermelho e o pus é mais claro e menos abundante.

A conjuntivite causada por vírus ou bactérias pode ser contagiosa por um período que pode variar de dias a semanas desde o aparecimento dos primeiros sintomas (olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira e possivelmente secreção).

Caso a irritação permaneça por mais de sete dias, é necessário se consultar novamente com um médico. "É raro, mas em alguns casos a inflamação pode ficar mais grave e causar cicatrizes no tecido ocular, na córnea", alerta o profissional. Nesses casos, pode ser que o paciente precise tomar anti-inflamatórios.

Quando o olho fica vermelho, logo vem a primeira suspeita: olho vermelho é sintoma de conjuntivite. Nem sempre é assim.

Forma mais comum da doença, a conjuntivite viral geralmente é provocada pelo adenovírus e pode vir associada a um quadro geral de febre, dor de garganta, mal estar e uma secreção nos olhos de coloração esbranquiçada em pequenas quantidades, que pode levar até 20 dias para desaparecer.

Ela pode ser causada por irritação, alergia, trauma ou infecção. Geralmente quando a pessoa pega uma conjuntivite trata-se de uma conjuntivite causada por um vírus, e neste caso a doença é infecciosa e pode ser transmitida para outras pessoas.

Apesar de não ser muito comum, a conjuntivite bacteriana pode ser mais perigosa. Sua transmissão se dá pelo contato com a bactéria. Seus sintomas são geralmente mais intensos, com secreções mais abundantes e amareladas. O tratamento deve ser feito com antibiótico, seja ele em forma de pomada ou colírio.

A conjuntivite viral costuma ser só num olho, enquanto a bacteriana ataca os dois olhos. Você pode tratar a conjuntivite bacteriana com antibióticos. A forma viral geralmente resolve-se por si.

"O tempo de cura varia de pessoa para pessoa". Por isso, ela recomenda o afastamento do trabalho ou dos estudos por no mínimo 10 dias. "Para o tratamento, muita compressa gelada, limpeza com soro fisiológico ou água boricada", recomenda Cláudia.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.