Quantos dias antes do parto o corpo dá sinal?

Perguntado por: hmello9 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Quando o colo começa a dilatar, cerca de 10 a 15 dias antes do parto, a secreção começa a ser eliminada pela vagina. O tampão também é chamado de “sinal”.

Afinamento do colo do útero:
Quando o parto está prestes a acontecer, a barriga fica baixa naturalmente. Normalmente esse acontecimento é bem próximo ao parto, algumas horas ou mesmo um dia antes. É normal o bebê começar a descer conforme o trabalho de parto avança. O colo do útero, antes grosso, começa a afinar.

Como verificar minha dilatação? Durante o pré-natal, não há necessidade de verificar a dilatação sem que haja sintomas ou alguma indicação médica2. Normalmente, a verificação da dilatação é indicada quando há contrações ritmicas, sangramento ou perda de liquido.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas.

Como regra, você deve evitar qualquer tipo de esforço físico, principalmente se exige abaixamento. É hora, portanto, de pedir ajuda.

No último mês de sua gravidez, alguns dos sintomas normais que você pode sentir são: Necessidade de urinar frequente. Eliminação do tampão mucoso. Aumento do corrimento vaginal.

É nesse período que acontece a maior parte do desenvolvimento cerebral do feto. Entre 35 e 39 semanas ele aumenta um terço do seu tamanho. Os pulmões começam a amadurecer para a respiração fora do útero. – Organize a mala que será levada para o hospital, a sua e a do bebê, e não esqueça dos documentos!

Sintomas como contrações a cada 10 minutos ou mais, mudanças na secreção vaginal, pressão pélvica, dor lombar, cólicas menstruais, cólica abdominal com ou sem diarréia podem ser sinais de trabalho de parto. Ligue para seu médico imediatamente ou vá direto ao hospital mais próximo.

O bebê ainda mexe, não é que ele para de mexer, mas ocorre uma diminuição na movimentação que ele tinha antes quando você tava na gestação de menos tempo. O maior inchaço nos braços e nas pernas eles podem ocorrer no final da também.

Durante uma contração, no início do parto, verificar quantos dedos cabem entre o fundo do útero (onde acaba a barriga) e a linha de sutiã (que é onde fica o processo xifoide) – nesse início é comum caber 5 dedos. Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.

Tem mulher que sente como se fosse uma um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu. Mas, na verdade, o fato de haver uma perda de líquido não significa que a bolsa rompeu.

A cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode provocar desconforto pélvico com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve com repercussão até na vagina.

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.

Portanto, se você chegou até as 40 semanas e nada de bebê nascer, é importante contar com o acompanhamento médico para definir até quando é possível esperar e o que fazer. Caso a aflição e a ansiedade tome conta do momento, a melhor saída é dialogar com o médico e seguir suas orientações.

As contrações podem não ser dolorosas no início, mas há um aumento gradual na intensidade, começando da parte superior do útero e irradiando-se pela barriga e parte inferior das costas. O médico terá de saber que outros sintomas são sentidos, o intervalo das contrações, e se você consegue falar quando elas acontecem.

Quando Sentimos o Bebê mexer? Geralmente por volta das 14, 15 semanas, a gestante pode começar a sentir como se fossem borboletas na barriga. São movimentos sutis e em algumas vezes quase imperceptíveis, caso a mulher esteja em sua primeira gestação.

“Melhor optar por comidas pastosas e ricas em carboidrato (sopas, pães, frutas), que dão energia e são facilmente digeridas.” Leite e derivados, assim como bebidas gaseificadas, são contra-indicados. Prefira água e sucos naturais. Além disso, as porções, tanto das bebidas quanto dos alimentos, devem ser pequenas.

O sinal que melhor indica o momento do parto é o começo das contrações. No entanto, existem alguns outros sintomas que podem alertar sua aproximação. Sensação de que o bebê está mais para baixo: ao preparar-se para o canal do parto, o bebê desce e pressiona o púbis. Isto pode ocorrer semanas ou momentos antes do parto.

Veja alguns sinais que indicam o início do trabalho de parto
Você pode sentir dor na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual. Você pode notar um muco grosso de cor amarela ou marrom escuro (com traços de sangue), o chamado "sinal" ou tampão mucoso.