Quantos dias Abraão caminhou até o monte Moriá?

Perguntado por: obelem . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A antiga tradição judaica associa o lugar onde o Templo de Salomão se erguia com o monte na "terra de Moriá", onde Abraão, às ordens de Deus, ofereceu o seu filho. Foi para a "terra de Moriá" que Abraão viajou e, no terceiro dia, ele viu à distância o lugar indicado por Deus.

Levou consigo dois de seus servos e Isaque, seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado. 4 No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe. 5 Disse ele a seus servos: "Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá.

Você sabia que Abraão caminhou cerca de dois mil quilômetros até chegar na Terra Prometida? - Novidades - R7 Gênesis Responde.

Deus prometera a Abrão uma porção de descendentes quando ele tinha 75 anos (Gn 12.4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (Gn 21.5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa.

É interessante observarmos aqui que, o Monte Moriá, após aquele prova de fé e obediência, ganha outro nome, “Monte o Senhor Proverá”, uma vez que foi o próprio Deus, e não Abraão quem proveu o “cordeiro para o holocausto” (Gênesis 22:07).

As maiorias dos comentaristas estimam que este episódio do sacrifício de Isaac tenha ocorrido no final da adolescência quando Isaac tinha vinte anos. Ele era velho o suficiente para escalar uma montanha com uma carga de lenha nas costas.

O que Deus quer fazer através dele é tão grandioso, que precisa dele longe de todos e tudo que sempre soube a seu respeito... e dar lugar ao que Deus quer que ele seja. Em troca de quem Abrão é, Deus vai torná-lo um pai de muitas nações, a própria benção, e abençoador de todas as famílias da terra. Boa troca né?

Segundo o relato bíblico, tanto Abraão quanto Isaac residiram nas cidades de Betel, Siquém, Hebrom e Berseba.

40 dias

O deserto a ser atravessado para chegar até à Terra Prometida, tinha uma extensão de 200 quilômetros. A previsão de chegada seria 40 dias. Mas os hebreus (povo de Israel) murmuraram contra Deus e contra Moisés, então em vez de seguirem em linha reta ficaram andando em círculos.

Durante 40 anos, eles percorreram o deserto do Sinai, onde formaram uma nação e receberam a Torá (Pentateuco), que incluía os Dez Mandamentos e deu forma e conteúdo à sua fé monoteísta.

Cúpula ou Domo da Rocha é um edifício no Monte de Sião – Moriá no tempo de Abraão, hoje o lugar mais sagrado do Islã. Sua cúpula dourada é um dos pontos mais emblemáticos da cidade.

Túmulo dos Patriarcas, Hebrom

O Túmulo dos Patriarcas é considerado como o centro espiritual da antiga cidade de Hebrom, que se situa no sudoeste da Cisjordânia, no coração da antiga Judeia. O lugar é chamado Me-arat Hamachpelah, que significa «o túmulo das duplas sepulturas».

Jerusalém

O monte indicado por Deus a Abraão era uma das colinas em que está a cidade de Jerusalém, e, quem sabe, talvez a própria colina onde o Templo foi edificado.

Reza o Antigo Testamento, no capítulo 12 do livro de Gênesis, que Abraão, por volta de seus 75 anos de idade, recebeu um chamado de Deus para partir rumo aos recantos de Canaã.

Logo, a revelação de Deus a Abrão é pontual, importantíssima, fundamental. Ele e Sarai aguardavam a promessa há 24 anos, faltava apenas 1 ano para que tudo se cumprisse. Ele e Sarai já haviam se precipitado, desobedecendo ao Senhor quando tiveram Ismael, aos 86 anos.

Abrão, nascido em Ur, acompanhou seu pai, Terá, de sua terra natal até a cidade batizada de como Harã, em homenagem ao irmão do próprio Abrão. Essa viagem de cerca de 950 km (o equivalente à distância entre São Paulo-SP e Goiânia-GO).

Deus prometeu multiplicar os descendentes, mas deixou Abraão esperar 25 anos para o nascimento do filho que seria necessário para cumprir as promessas. Isso exigia uma intervenção divina, pois a mulher de Abraão não tinha mais condições de ser mãe. Abraão continuou confiando e esperando, e o filho, Isaque, nasceu.

Por isso que Abrão (Abram), cujo significado é pai de um povo, muda depois para Abraão, que é pai de um grande povo”.

Abraão esperou 20 anos...

A verdade é que atualmente ninguém sabe onde está a Arca da Aliança. Entretanto, hoje a Arca não é mais necessária (Jeremias 3:16). Antigamente, Deus manifestava a Sua presença junto da Arca, mas hoje Ele se manifesta por Jesus. A Arca da Aliança era apenas um símbolo daquilo que viria depois.

Nas revelações modernas, Sião é definida como “o puro de coração” (D&C 97:21). Nos primeiros dias desta dispensação, os líderes da Igreja aconselharam os membros a edificar Sião, emigrando para um local central. Hoje, nossos líderes nos aconselham a edificar Sião no lugar em que moramos.