Quantos dias a seguradora tem que pagar uma perda total do veículo?

Perguntado por: avilela3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Projeto determina prazo de 30 dias para seguradora pagar indenização a beneficiário.

30 dias

O prazo para indenização de Seguro Auto é de 30 dias, contados a partir do aviso de sinistro feito à seguradora e do recebimento de toda a documentação necessária e completa por parte do segurado. Isso trata-se de uma regulamentação da Susep (Superintendência de Seguros Privados) que vale para todas as seguradoras.

30 dias

De acordo com a Susep (autarquia administradora de seguros no Brasil), especificamente no art. 33 da circular 256/2004, o prazo para reparação de veículos envolvidos em acidentes é de até 30 dias a contar da entrega de toda documentação no aviso de sinistro.

Caso seja classificado como perda total, o veículo passa a ser responsabilidade da seguradora. Ao avaliar as condições do carro, a empresa poderá levá-lo a leilão, sendo avaliado de acordo com o seu estado por pessoas físicas e jurídicas.

Outro motivo comum pelo qual uma seguradora pode se recusar a pagar um sinistro é a apresentação de informações falsas ou omitidas na hora de contratar o seguro. Se a seguradora descobrir que o segurado mentiu ou omitiu informações relevantes durante o processo de contratação, ela pode negar o pagamento da indenização.

Em caso de perda total, não é necessário realizar reparos e, portanto, não há cobrança da franquia. Nesse caso, o segurado receberá a indenização completa de acordo com o valores da Tabela Fipe e o que está previsto na apólice.

Na maioria das vezes, acionar o airbag não dá perda total no seguro auto. Para que um carro tenha um sinistro considerado como perda total é necessário que o valor dos custos para reparo seja acima de 75% do valor do veículo, segundo a Tabela Fipe (tabela que expressa preços médios de veículos no mercado nacional).

A partir do momento em que o beneficiário entrega todos os documentos solicitados pela seguradora para poder receber o valor do seguro de vida, ela tem 30 dias para analisar e indenizar o valor da apólice.

Até 30 dias corridos do vencimento, você poderá pagar o boleto que recebeu, sem juros, em qualquer banco ou pela internet. Mais de 30 dias do vencimento da parcela.

O prazo é de 3 (três) dias úteis, contados a partir da data de entrega do último documento.

Em caso de sinistro com vítimas, é imprescindível que o cliente realize um Boletim de Ocorrência - que nesse caso precisa ser feito presencialmente numa delegacia. Em caso de sinistro sem vítimas, o Boletim de Ocorrências não é obrigatório porém é recomendado.

Antes de mais nada, é preciso destacar que carros que sofrem perda total passam a ser propriedade da companhia de seguros. Após a regularização da documentação, o veículo é encaminhado para leilão. A partir daí, poderá ser arrematado por pessoas físicas ou jurídicas.

Na primeira opção, o cliente pode quitar o veículo junto a financiadora e assim receber o valor integral da indenização. Na segunda opção, a seguradora deverá quitar o veículo junto a administradora ou financeira com o dinheiro da indenização. Então, caso sobre algum valor, ele é transferido ao segurado.

Dependendo da natureza do sinistro, a seguradora pode realizar a investigação por meio de peritos especializados, inspeções e análises de documentos. Por exemplo, em casos de sinistros de veículos, a seguradora pode realizar vistorias para avaliar os danos e verificar as causas do acidente.