Quantos dias a pele para de arder?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”.

A vermelhidão, a coceira, a ardência... Tudo isso é a sua pele te comunicando que sua barreira protetora está desequilibrada. Não só isso, sua pele irritada pode estar te pedindo para pegar mais leve. Para desacelerar sua rotina.

Mudanças de temperatura e vento. Os fatores externos que podem desencadear a sensibilidade da pele são calor, frio e vento. Isso acontece porque esses fatores causam mudanças bruscas de temperatura que desencadeiam a liberação da molécula da coceira, a histamina na pele.

Geralmente, as queimaduras de 1º grau melhoram de 3 a 6 dias, nesses dias elas costumam descamar, e se cuidar da forma correta, ela também não deixa cicatriz e nem sequelas. Portanto, os sintomas desse tipo de queimadura são intensa dor e vermelhidão no local. Porém, se tocar na pele, aparecerá uma certa palidez.

Além de usar o pós-sol para cuidar da sua pele após exposição intensa ao sol, é importante beber bastante água, tomar banhos frios, usar roupas leves e aplicar água termal na pele. Você também pode usar compressas geladas sobre a vermelhidão e descansar para ajudar a recuperar a pele.

Pomada Para Queimadura - Drogaria Minas-Brasil

  • 68% Bepantriz 50Mg/g Pomada Com 30G. Bepantriz. ...
  • 7% NEBACETIN POMADA C/ 15G. Nebacetin. ...
  • 16% Hipoglós Amêndoas 40g. Hipoglós. ...
  • 6% HIPOGLÓS POMADA 135G. Hipoglós. ...
  • Hipoglós Pomada 45g. Hipoglós. ...
  • 22% Bactoderm Pomada Com 50g. ...
  • 16% HIPOGLÓS POMADA 90G.

As causas dermatológicas da pele sensível são uma função barreira de proteção da superfície prejudicada, além das terminações nervosas hipersensíveis na pele. A pele sensível também pode ter um “microbioma” fora de equilíbrio - a população de bactérias do bem (e outras nem tanto) que vivem na superfície da pele.

No começo, após o processo cirúrgico e no início da cicatrização, pode ser normal sentir ardência. No entanto, se após a cicatrização completa da lesão, o local começa a arder, é o momento de procurar o cirurgião responsável para que sejam realizadas ações necessárias.

Esse fenômeno é chamado de alodinia. A palavra vem da junção de duas palavras gregas, allo (outro) e odyne (dor). Assim, alodinia se refere à uma alteração na forma com que sentimos dor. A partir dessa alteração, um estímulo que não seria doloroso passa a causar dor.

Queimaduras de 2º grau geralmente podem demorar mais de três semanas para cicatrizar, dependendo da quantidade e do estado das bolhas.

Dessa forma, queimaduras de primeiro e segundo graus, pela estimulação às terminações nervosas, são mais dolorosas quando comparadas às de terceiro grau, em que há destruição parcial ou total dos receptores periféricos.

Como a pele está muito exposta devido à queimadura, o uso desses produtos pode agravar ainda mais a situação do paciente”, explicou a médica. Pomada, pasta d'água, borra de café, clara de ovo, manteiga, creme dental, entre outros artifícios devem ser evitados.

40 dias

Pois bem, cada pele tem seu tempo, mas o período é entre 28 e 40 dias. “As marquinhas, o bronzeado, depende muito da pessoa e também depende da quantidade, de quanto ela se bronzeou. Em uma média geral, a gente tem aí entre 28 e 40 dias para ter uma renovação total da pele para aquele bronzeado sair.

É imprescindível usar um bom hidratante facial para aliviar os efeitos da queimadura de sol. Hidratar a pele alivia o ardor e também relaxa, além de evitar o ressecamento extremo, o que causa a descamação.

Diversos fatores podem causar a vermelhidão na pele, como alergias, exposição desprotegida ao sol, mudanças bruscas de temperatura e uso inadequado de cosméticos. A vermelhidão também pode ser resultado de doenças de pele, como rosácea, psoríase ou alguma dermatite.